Gastronomia
Curau (diet) de milho verde
Publicado em 18/02/2026 às 08:15


Normalmente eu sou o responsável por preparar e levar as sobremesas nos encontros da Confraria da qual faço parte e nos reunimos há mais de 30 anos!
Como temos um Confrade que não pode ingerir açúcar e sempre reclamava das receitas bem açucaradas com as quais eu chegava ao sítio onde ocorrem os encontros, pela segunda vez confeccionei um doce “diet”, ou seja, adoçado com produtos não derivados da cana de açúcar!
Desta vez foi um “curau”, tipo um mingau de milho verde bem denso e muito saboroso.
Como oito Confrades estariam presentes, comecei processando 10 (isso mesmo, dez!) latinhas (170 g cada) de milho verde em conserva, sem o líquido, em um litro de leite desnatado. Feito isso, passei o resultado por uma peneira fina, até separar, totalmente, a parte líquida da sólida.
Coloquei o líquido numa panela, adocei com quatro colheres bem cheias de “Eritritol” (adoçante natural de baixíssima caloria), acrescentei duas colheres de sopa de amido de milho dissolvidas em meia xícara de leite desnatado e adicionei, ainda, uma colher de sobremesa de essência de baunilha. Deixei cozinhando em fogo baixo, mexendo sem parar, até dar o ponto de um mingau grosso.
Deixei esfriar um pouco e porcionei-o, então, em dez potinhos plásticos descartáveis com tampa articulada, e levei-os à geladeira. No dia seguinte coloquei-os num “cooler” junto com uma sacola de gelo e partimos para o sítio.
Na hora de servir polvilhei cada um dos potinhos com bastante canela em pó e os degustamos após um delicioso churrasco com costeletas de carneiro e picanha bovina muito bem assadas, além do molho à campanha, “arroz libanês” e uma farta salada fresquíssima, devidamente regados com excelentes vinhos.
Os Confrades elogiaram tudo e alguns guardaram meio potinho para saborearem à noite, pois não sobrou nada para contar a história! Simples assim!
Até a próxima!
Papa Leão proclama Ano Jubilar de São Francisco, tema da Festa da Penha 2026: “Aprofunda caminho de perdão e conversão”, diz reitor do Convento