ARTE

Arte, Crônicas e Poesia

Crônica: “Visita de Beija-Flor”

Publicado em 13/03/2023 às 10:15

Compartilhe

Colunas-Montanhas2_Artes

Créditos: Helio Filho

@helioqfilho

Ouvi recentemente de uma prima querida a frase: “Visita de Beija-flor”, e fiquei imaginando… O mundo em que estamos vivendo, se resume a isso, estamos sempre ocupados com os nossos afazeres diários, seja no trabalho, na escola, no corre-corre da vida, que não temos mais tempo livre, nem para fazermos visita de Beija-flor, para os nossos amigos e parentes queridos. Ainda com um agravante chamado “Redes Sociais”, que intermediam as nossas conversas, mas que deixou de lado aquele bate-papo gostoso, cara a cara, os contatos pessoais, os abraços de boas-vindas, aquele cafezinho quentinho recém passado, com uma fatia de bolo, também quentinha, na cozinha de uma comadre, ou aquela purinha, a branquinha, a nossa famosa cachacinha com um compadre. A tecnologia facilitou a nossa vida, e também nos afastou daqueles que amamos…

Com base na lenda dos indígenas guaranis, quando um beija-flor te visita, é alguém que você gostou, morreu e seguiu para a morada do Pai, para o paraíso eterno, que veio te visitar para mostrar que está bem. Sendo o beija-flor considerado como o mensageiro de almas. Há também quem o considere como mensageiro do mundo superior, de acordo com uma outra lenda que diz, que esse pássaro flutua no ar, podendo visitar outros mundos, em outras dimensões. Os indígenas norte-americanos acreditavam que o beija-flor trazia cura, e luz divina, oferecendo alegria, amor e sorte para aqueles que a quem visitavam. Então, vamos deixar nossas janelas e portas abertas para sermos visitados, mas não podemos esquecer também, de deixarmos aberta, a porta do nosso coração. Pois de nada adiantaria o bem chegar, e não ter lugar para fazer sua morada…

O Beija-flor é um pássaro tão pequeno no tamanho, mas é uma força na natureza. Ele ajuda na reprodução das plantas, ao se alimentar, ele encosta a cabeça nas flores para sugar o néctar, absorve pólen em seu bico, e quando vai buscar comida em outras flores, tais como: Brinco-de-princesa, Hibisco e Lavanda, espalha essa substância, fazendo com que seja feita a devida polinização. E por falar em reprodução, a própria espécie se acasala durante a primavera e o início do verão. Estações propícias para o amor, não acham? Após fazer muito bem o seu trabalho durante o dia, à noite, o beija-flor ou colibri – como também é com conhecido -, pousa em galhos de árvores, e entra num sono profundo, similar a uma hibernação, pois sua temperatura corporal cai de 40º C para 15º C, o coração desacelera, para apenas 50 batidas por minuto, e sua respiração fica lenta, que às vezes parece não existir. Creio que essa seja a magia do beija-flor, trazer alegrias e boas vibrações durante o dia, e à noite entregar-se nos braços de Morfeu, num estado de torpor, para então se recompor…

Créditos: Helio Filho

@helioqfilho

Ele é fonte de inspiração para poesias e canções. Muito cantado em versos e prosas. E se você quiser atrair os beija-flores para sua residência, basta colocar uma fita vermelha, em um bebedouro com água adocicada. As visitas serão rápidas, mas benfazejas, com certeza trarão muitas alegrias. E hoje em dia, queria pelo menos ter tempo de sobra, para poder visitar aquelas pessoas que me são caras. Uma vez que nem visita de Beija-flor, nem visita de médico – aquela visita rápida, muito apressada -, ou visita de quem veio “buscar fogo”, como diziam os antigos -, é possível fazer. Já que cada um tem seu ritmo de vida, seus afazeres e compromissos, dificilmente as agendas se encaixam, restando-nos apenas a convivência no mundo digital, nas telas dos celulares, à noite, na palma da mão. Mandaremos mensagens programadas, emojis copiados de outras postagens recebidas de “Boa Noite, Abraços Virtuais, Beijos, Boa Sorte”. Assim seguiremos vivendo, dia após dia. Aguardando a chegada dos beija-flores!

Veja também

geral-22-05-ft-Instituto-Kautsky-Roberto-Kautsky

Eventos celebram o centenário do botânico martinense Roberto Anselmo Kautsky

geral-22-05-ft-freepik-auditorio

Semana Nacional do MEI chega nas montanhas com capacitações para microempreendedores

esportes-22-05-ft-div-atleta-jiu-jitsu

Atleta martinense representa município em competição internacional de jiu-jitsu

geral-22-02-Joedson-Alves-agencia-Brasil

Começa amanhã consulta ao maior lote de restituição do IR da história

mat-paga-22-05-mundo-ft-freepik

Descubra por que Blockchains ainda não dominaram todas as indústrias (e como isso pode mudar)

geral-22-05-ft-div-filhote-veado

Filhote de veado é tratado com mamadeira em Marechal Floriano após ser encontrado ferido

video-22-05-ft-divulgacao-grupo-danca-feminino

Grupo de danças italianas formado por mulheres é criado em Marechal Floriano

cultura-22-05-ft-divulgacao-grupo-danca-feminino

Marechal Floriano ganha novo grupo folclórico italiano feminino

Últimos artigos de Arte, Crônicas e Poesia