ARTE

Arte, Crônicas e Poesia

Crônica: Um novo ciclo

Publicado em 16/01/2024 às 08:32

Compartilhe

arte-e-cronica-1

Um novo ciclo começou e com ele novas escolhas e novas consequências. Não sou das pessoas mais supersticiosas que buscam em símbolos respostas para meus problemas. Quem dera se fosse tão fácil assim. O ano novo é sempre um momento importante para reflexão sobre o caminho que está trilhando, fazer uma observação e ajustar a rota.

Nessa questão que eu vejo que poucos de fato se debruçam a pensar, na rota e caminho. O novo ano, nada significa de novo, nada significa de ação. O que se vê são reações e ações desconexas e incongruentes. Não incomum que vimos pessoas vestidas de branco na virada do ano e no dia seguinte já estava incitando briga e discórdia. Uma clara demonstração de que essas pessoas de fato não querem mudança alguma e se iludem que a transformação virá de fora para dentro.

De igual modo, uma relação amorosa que não tenha cuidado, carinho e dedicação, não prospera, mesmo que creia muito na cor vermelha como determinante. Quem vive em um relacionamento amoroso sabe o quão difícil é a manutenção, o egoísmo, a vaidade tantas vezes desenfreada.

A cada dia que passa menos sei, em processo de construção de uma nova pessoa, coisas anteriormente muito importantes deixaram de sê-lo. Sinto que finalmente começo a entender um pouco mais sobre vida, não o suficiente para viver sem erros, continuo ainda errando mais do que eu gostaria…

A compreensão é sempre demorada, pois é como nascente de água que gota a gota forma um rio. Nesse desvelar o que mais tem me encantado é que não preciso de tantas coisas quanto achava que precisava para ser feliz. Começo a perceber que o tempo bem aproveitado é justamente saber que ele é escasso e a cada instante um pouco de mim vai embora.

Recordo da minha vó, quando recebia a notícia de algum falecimento, imediatamente ficava em silêncio, parecia que mentalmente orava e em instante meio que para si mesma dizia: “Um pouco de mim foi embora hoje”. Nunca perguntei maiores detalhes, mas dava para sentir o quão profunda era a rememoração dela. Demorei muitos anos para entender, não apenas o tempo que nos leva, mas também as despedidas.

Por isso, cuide de si e cuide de quem você ama, para que a despedida não seja mais dolorosa.

Este espaço é dedicado a todos os escritores, fotógrafos, pintores, escultores e artistas da região das montanhas capixabas.
Caso tenha vc tenha interesse em publicar seu trabalho aqui, favor enviar seu material, com o assunto “Coluna Arte nas Montanhas”, para: [email protected]

Veja também

medico-falando-com-mulher-senior (1)

Agora Tem Especialistas: Ministério da Saúde estabelece as linhas de ação para reduzir tempo de espera por atendimento especializado no SUS

doação de sangue

Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação regular de sangue

aparelho de ultrassom

Governo do Estado reforça rede hospitalar com entrega de novos aparelhos de ultrassonografia

DP Marechal Floriano

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Marechal Floriano

10843

Conflito em Israel: Embaixada do Brasil inicia levantamento de brasileiros que desejam deixar o país

c930225e-0901-4cfe-9d14-f3fe934b3655

Chuvas no RS deixam três mortos, milhares de desalojados e desabrigados

24063

Fiscalização conjunta combate irregularidades na cadeia de exportação de grãos

apresentacao_totem-gov2-1

Governo do Estado vai implantar Totens de Segurança blindados e com inteligência artificial na Grande Vitória

Últimos artigos de Arte, Crônicas e Poesia