ARTE

Arte, Crônicas e Poesia

Crônica Ansiedade

Publicado em 10/05/2024 às 09:08

Compartilhe

arte-e-cronica

Desde que fomos gerados, ainda no útero materno, nossa vida é esperar, esperamos nove meses para nascer, alguns anos mais para crescer, ir à escola, continuar crescendo até virarmos adultos, e depois queremos voltar a ser crianças de novo…

Porque o tempo em que vivemos é de ansiedade, palavra originada do latim “anxietas”, do grego “ansheim”, cujo significado é estrangular, sufocar, oprimir. E muitas vezes é dessa forma que nos sentimos. Pois todos os dias enfrentamos situações que nos causa ansiedade.

Ficamos ansiosos à espera de um telefonema para um novo emprego, para realizarmos uma viagem, para chegar ao fim do mês, a fim de recebermos o salário. O ser humano é ansioso por natureza. É o mal do século.

A ansiedade é tratada como doença, cujo CID – F41.1 (Ansiedade generalizada -caracterizada por medo ou preocupação excessiva persistente). Medo e preocupação, são os sentimentos do cotidiano, temos muitos medos: de ficarmos desempregados, de ficarmos doentes, de morrer. E quanto às preocupações? Passamos a vida toda preocupados, em sair de casa para trabalhar, em deixar os filhos na escola, em dirigir num trânsito caótico, sempre temos um motivo com o que nos preocuparmos.

Obesidade e ansiedade geralmente andam juntas, pois a comida é uma válvula de escape para o ansioso, que passa a comer compulsivamente. Faz do alimento uma fonte para controlar suas emoções.

Quem é ansioso, não escolheu ser assim, pois sente aflição de falar em público (glossofobia), ou fala de forma acelerada e desconexa (taquilalia). Posso dizer que quem é ansioso é especial, pois enxerga o mundo de outra forma, fazendo conjecturas ou ligações de fatos que podem ocorrer em sua vida (mesmo que não ocorram). Faz contas nos dedos dos dias que faltam para cada evento importante, faz planos, e mais planos porque isso a ansiedade nos permite.

A bíblia já demonstrava a preocupação com a ansiedade, no Evangelho de Mateus 6:25-33-34 Jesus disse: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados, basta ao dia o seu próprio mal”.

07/04/2022

Veja também

cafes-es

Cafés do Espírito Santo no topo do Prêmio Artesanal de Cafés Especiais Torrados

cafe-conilon

Produção de café conilon deve ser a 3ª maior na série histórica no Espírito Santo

Pesquisa-utiliza-biocarvao-de-casca-de-laranjeira-e-eucalipto-para-filtrar-esgoto

Pesquisa utiliza biocarvão de casca de laranjeira e eucalipto para filtrar esgoto

roberto-kautsky-1

Roberto Anselmo Kautsky: o botânico capixaba que revelou ao mundo a beleza das orquídeas do Espírito Santo

Programa-Saude-na-Escola-leva-conscientizacao-e-cuidados-a-criancas-e-adolescentes-em-todo-Estado

Programa Saúde na Escola leva conscientização e cuidados a crianças e adolescentes em todo Estado

Recorde-nas-exportacoes-do-agro-capixaba-no-1o-quadrimestre-de-2024

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º quadrimestre de 2024

Mulheres-Positivas-abre-periodo-de-indicacoes-para-premio-voltado-a-empreendedoras-no-Agro

Mulheres Positivas abre período de indicações para prêmio voltado à empreendedoras no Agro

brasil-24-05-ft-Rafa-Neddermeyer-abrigo-chuvas-sul

Pessoas físicas doam R$ 35 mi do IR para fundos do Rio Grande do Sul

Últimos artigos de Arte, Crônicas e Poesia