Crescimento na produção de leite, tilápia e mel fortalece o Espírito Santo

Publicado em 29/09/2024 às 11:54

Compartilhe

mel

A produção de origem animal no Espírito Santo apresentou resultados animadores em 2023, com crescimento notável nas cadeias produtivas de leite, tilápia e mel de abelha. Esses setores desempenham um papel crucial no fortalecimento econômico e no desenvolvimento da agroindústria local, e os dados recentes apontam para um grande potencial de expansão e resiliência no agronegócio capixaba.

Segundo o IBGE, a produção de leite registrou um aumento significativo de 5,74%, passando de 345,2 milhões de litros em 2022 para 365,1 milhões de litros em 2023. Esse avanço reflete os investimentos em tecnologia, manejo e infraestrutura, impulsionados pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite, lançado pelo Governo do Estado em agosto de 2023. O programa visa aumentar a produtividade nas propriedades rurais e alcançar a autossuficiência na produção de leite, fortalecendo ainda mais esse setor estratégico.

Na aquicultura, a produção de tilápia também cresceu expressivamente, com um salto de 15,25% em relação ao ano anterior, alcançando 6,2 milhões de quilos em 2023. Já a produção de mel de abelha teve um pequeno incremento de 0,86%, somando 811,2 mil quilos em 2023. Esses números demonstram a força da agropecuária capixaba, que continua crescendo e diversificando, se consolidando como um dos pilares da economia do Espírito Santo, com expectativas de resultados ainda mais promissores nos próximos anos, impulsionados por políticas públicas e inovações tecnológicas.

Fonte: Seag

Foto: Freepik

Veja também

bicicletas elétricas presas

Contêiner com mais de 180 bicicletas elétricas é apreendido ao ser descarregado em estabelecimento sem inscrição estadual em Vitória

atendimento a mulheres

SUS realiza mutirão com 230 mil atendimentos a mulheres

forest-with-autumn-leaves

El Niño influencia outono, que terá chuvas prolongadas e frio tardio

ES recebe Painel Campo

ES recebe Painel Campo Futuro com análise de custos da produção rural em 6 municípios

WhatsApp Image 2026-03-20 at 22.23.12

Atletas de Domingos Martins e Marechal Floriano conquistam medalhas em torneio internacional de jiu-jitsu

WhatsApp Image 2026-03-20 at 22.01.48 3245dff

Chuvas fortes colocam o ES em alerta no fim de semana e Marechal Floriano registra maior volume

WhatsApp Image 2026-03-20 at 22.05.02 sdkjewqfgefoeadfgf

Moradores de Marechal Floriano mobilizam rede de solidariedade após chuvas deixarem centenas de desalojados

capa

Entre lama e perdas, moradores tentam recomeçar após enchente devastadora