Cresce tráfico de aves do Espírito Santo para o Rio de Janeiro

Publicado em 28/12/2023 às 14:37

Compartilhe

PMA-28-12

A comercialização de aves silvestres é uma prática que tem contribuído para o desaparecimento de várias espécies das florestas brasileiras. Pássaros mais raros são os mais caros no comércio ilegal. De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), tem aumentado o tráfico de aves para o Rio de Janeiro.

No dia de ontem (27), uma equipe da PMA apreendeu, em Afonso Cláudio, oito aves de três espécies. De acordo com policiais ambientais, o caso só foi descoberto porque foi denunciado anonimamente.

Ao todo, a equipe apreendeu oito pássaros, sendo dois da espécie trinca-ferro-verdadeiro (Saltador similis), cinco coleiros (Sporophila caerulescens) e um melro (Turdus merula). O homem que estava com as aves em sua casa afirmou aos policiais que “tinha os pássaros porque gosta”. Ele negou que seria para comércio.

Todos os oito pássaros apreendidos são da fauna brasileira e eram mantidos em cativeiro sem a devida licença ou autorização do órgão ambiental competente. De acordo com a Polícia Ambiental, em Afonso Cláudio, cidade reconhecida como a “Capital da Biodiversidade Estadual”, é comum a prática de captura de aves.  

Conforme o Decreto Estadual nº 5237-r, de 25 de novembro de 2022, o trinca-ferro-verdadeiro é uma espécie que “apresenta risco extremamente alto de extinção na natureza em futuro muito próximo, em decorrência de alterações ambientais ou de alta redução populacional ou, ainda, de intensa diminuição da sua área de distribuição”.

O homem que mantinha os pássaros em cativeiro assinou um termo circunstanciado e terá que se apresentar a autoridades judiciais quando for chamado para prestar esclarecimentos e responder ao crime ambiental. Os animais foram encaminhados e entregues à Secretária Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

Texto: Julio Huber/ Fotos: PMA

Veja também

2

Acidente na BR-262 termina com carro em chamas e mulher ferida em Domingos Martins

snapinsta.com.br-69b456fd6777d.jpg

Novos desprendimentos de rochas são registrados em área interditada em Afonso Cláudio

WhatsApp Image 2026-03-13 at 09.42.42

Governo do Estado participa de testes de plataforma federal para modernizar compras da alimentação escolar

WhatsApp Image 2026-03-12 at 17.08.54(1)

ES Solidário: Espírito Santo envia doações de capixabas para vítimas das chuvas em Minas Gerais

autismo FREEPIK

STJ decide que planos de saúde não podem limitar terapias para pessoas com autismo

café -freepik

Assembleia Geral da ONU aprova criação do Dia Internacional do Café

pesquisa,

Ondas de calor no Atlântico provocam mudanças em recifes do litoral do Espírito Santo, aponta estudo da Ufes

WhatsApp Image 2026-03-09 at 15.23.30

Cooperados da Cooabriel somam mais de R$2,2 milhões em premiação por cafés sustentáveis