Covid-19 cresce no Espírito Santo e cinco municípios voltam para Risco Moderado

Publicado em 22/01/2022 às 11:02

Compartilhe

Covid-19-cresce-no-Espirito-Santo-e-cinco-municipios-voltam-para-Risco-Moderado-1

Texto: Julio Huber

Espírito Santo

Diante do aumento de casos de Covid-19 no Espírito Santo, cinco municípios capixabas voltaram a ser classificados em Risco Moderado. Em pronunciamento feito na noite de ontem (22), o governador Renato Casagrande chamou a atenção para que os cuidados sejam redobrados, pois o número de infectados cresce a cada dia.

Passaram para a classificação de Risco Moderado os seguintes municípios: Alto Rio Novo, Mantenópolis, Serra, Sooretama e Vila Velha. Os demais municípios do Espírito Santo continuam na classificação de Risco Baixo. Casagrande destacou que a nova “onda” da pandemia está crescendo em todo o mundo.

Um dos itens para a mudança de classificação é o aumento do número de óbitos nos municípios. “Na nossa Matriz de Risco, o que faz o município mudar mais rapidamente de cor é quando cresce o número de óbitos, e foi o que ocorreu principalmente nos municípios de Vila Velha e Serra. Temos que tomar novas medidas e vamos discutir, na próxima semana, com setores da sociedade”, enfatizou.

PASSAPORTE DA VACINA – Em seu pronunciamento, o governador reforçou o apelo para que os empresários e comerciantes peçam o passaporte da vacina aos clientes, como em restaurantes e bares, onde há um movimento maior de pessoas.

“O passaporte da vacina é uma exigência em ambientes fechados, como shows, casamentos e qualquer outro evento. Ainda não temos essa exigência para bares e restaurantes. Mas, quando os municípios começam a migrar para outras classificações devido ao crescimento da doença, é bom passarmos a exigir em outros ambientes o passaporte da vacina. A vacina é o principal instrumento para proteger a nossa vida. E temos que incentivar e induzir as pessoas a receberem a vacina”, disse.

CRESCIMENTO DE CONTAMINADOS – Um ponto destacado pelo governador foi o número de infectados, que cresce diariamente. “A cada dia temos recordes de pessoas infectadas registradas, especialmente da variante Ômicron. Neste momento estamos com o RT – que é o índice de transmissão -, perto de quatro, e pode crescer mais. Significa que uma pessoa está infectando outras quatro pessoas. O número de infectados é muito grande”, afirmou.

O governador também falou sobre a gravidade da nova variante. “Há uma sensação de que a Ômicron não é perigosa. É bom esclarecermos e deixar bastante nítido o que estamos avaliando. Pela quantidade de pessoas infectadas – que é alto – e pelo número de pessoas que estão perdendo a vida pela infecção, de fato ela tem um efeito e virulência menor, mas o número de óbitos está crescendo”, alertou.

VACINA PARA CRIANÇAS – Casagrande também informou que há uma pressão no sistema de saúde. “Há uma explosão de infecção, e precisamos ter as cautelas para romper o processo de contágio do vírus. Essa semana ficamos felizes porque conseguimos mais um passo na imunização das crianças. A Anvisa já liberou a Pfizer, e hoje (ontem), foi liberada a Coronavac para crianças de 6 a 11 anos. Apelamos aos responsáveis que levem as crianças para serem imunizadas”, salientou.

Com a liberação da nova vacina para crianças, o governador afirmou que a imunização nas crianças vai avançar, pois o Espírito Santo possui Coronavac suficiente para iniciar imediatamente a aplicação da vacina nesse público alvo. A vacinação com a Pfizer já foi iniciada na última semana. A Coronavac foi liberada pela Anvisa para a faixa etária entre 6 e 17 anos.

MAPA DE RISCO – O 91º Mapa de Risco Covid-19 terá vigência desta segunda-feira (24) até o próximo domingo (30). Dos 78 municípios capixabas, 73 estão classificados em Risco Baixo e cinco municípios (Alto Rio Novo, Mantenópolis, Serra, Sooretama e Vila Velha) ficarão em Risco Moderado.

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério e Vitória.

RISCO MODERADO: Alto Rio Novo, Mantenópolis, Serra, Sooretama e Vila Velha.

Veja também

Moradores-de-Marechal-Floriano-lutam-contra-a-violencia-sexual-de-criancas-e-adolescentes

Moradores de Marechal Floriano lutam contra a violência sexual de crianças e adolescentes

Musica-sorteios-e-celebracoes-religiosas-na-Festa-de-Sao-Cristovao-no-Trevo-de-Paraju-1

Música, sorteios e celebrações religiosas na Festa de São Cristóvão no Trevo de Paraju

Avenida-movimentada-de-Marechal-Floriano-tera-redutores-de-velocidade-1

Avenida movimentada de Marechal Floriano terá redutores de velocidade

Alerta-para-possiveis-impactos-do-frio-e-da-geada-na-agricultura-brasileira

Alerta para possíveis impactos do frio e da geada na agricultura brasileira

Espirito-Santo-esta-em-alerta-vermelho-para-frio-intenso-e-geada-ate-sabado-1

Espírito Santo está em alerta vermelho para frio intenso e geada até sábado

Morador-de-Afonso-Claudio-e-um-dos-mortos-no-acidente-ocorrido-na-BR-262-1

Morador de Afonso Cláudio é um dos mortos no acidente ocorrido na BR-262

Londres-rainha-Elizabeth-aparece-de-surpresa-em-inauguracao-de-metro

Londres: rainha Elizabeth aparece de surpresa em inauguração de metrô

Homem-e-preso-acusado-de-matar-o-cunhado-em-Brejetuba

Homem é preso acusado de matar o cunhado em Brejetuba