Corpo de Bombeiros trabalha muito em dia de ventos fortes nas montanhas para evitar incêndios
Publicado em 26/08/2021 às 10:54

Texto: Roberly Pereira / Fotos: Corpo de Bombeiros
A equipe plantonista do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano não parou nesta quarta-feira (25), devido aos incêndios florestais provocados por quedas de cabos elétricos e galhos de árvores em meio às fiações. Rajadas de ventos fortes podem ter provocado a maioria das queimadas nas florestas naturais e também de eucaliptos.
Os locais onde aconteceram mais incêndios foram em Rio Fundo e Alto Nova Almeida, próximos da sede de Marechal Floriano e ainda na zona rural do distrito de Aracê, em Domingos Martins e florestas de Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrantes, e propriedades rurais em Iuna e em Afonso Cláudio.
A equipe que atendeu em Marechal Floriano desde a manhã de ontem até esta manhã foi formada por Schunk, Will, Borini, Diego Santos e Joaquim. “Alguns viraram a noite para salvar lavouras dos proprietários rurais da região”, afirma o major Uliana, subcomandante do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano.
O subcomandante Uliana afirmou que houve muitos prejuízos nas lavouras de eucalipto em todas as localidades onde aconteceram os incêndios que foram controlados pelo Corpo de Bombeiros. “Em alguns locais os proprietários se encarregaram de controlar os incêndios, mas houve quem aguardasse a nossa chegada”.
Uliana ressaltou que o caminhão denominado como “auto bomba tanque para salvamento” utilizado para controlar incêndios não parou nesta quarta-feira e hoje pela manhã já deixou a corporação com a nova equipe assumida.
“Vamos documentar esses incêndios ao IDAF para que algo possa ser feito na região porque muitos incêndios podem ter sido provocados com a antiga maneira de realizar a limpeza do terreno usando fogo”, afirma. Uliana ressaltou que a equipe que assumiu hoje deixou a sede da corporação bem cedo para retornar aos locais e realizar levantamentos de toda a situação.