Coro Vox Victória se apresenta em Marechal Floriano e encerra temporada sobre consciência ambiental
Publicado em 13/12/2025 às 10:43
Foto: Bernardo Firme
A música como ponte para despertar consciência ambiental. Esse é o propósito do projeto “Encantando Pessoas, Celebrando a Natureza”, apresentado pelo Coro Vox Victória, sob regência do maestro Sanny Santos de Souza. Unindo arte, emoção e mensagem socioambiental, o espetáculo tem percorrido o Estado com apresentações gratuitas e acessíveis ao público.
A quarta e última apresentação do projeto acontece neste domingo (14), às 20 horas, na Praça José Henrique Pereira (plataforma da estação ferroviária) em Marechal Floriano, encerrando a temporada 2025 com um repertório preparado especialmente para inspirar reflexões sobre a urgência de cuidar do planeta.
O repertório foi cuidadosamente elaborado para abordar temas como os impactos ambientais, a preservação da fauna e da flora, os riscos das mudanças climáticas, a importância dos pássaros e os desafios impostos à natureza.
O espetáculo reúne 11 canções que provocam reflexão e encantamento. Clássicos da música brasileira ganham novos arranjos corais, como “SOS Natureza”, de Geraldo Azevedo; “Refazenda”, de Gilberto Gil; e “Rouxinol”, de Milton Nascimento, além de outras obras que celebram a natureza, os povos e as raízes culturais do Brasil. Todos os arranjos foram preparados especialmente para o projeto, unindo emoção, arte e consciência ambiental.
“Queremos que cada apresentação seja mais do que um espetáculo musical. Nossa intenção é que o público saia transformado, com uma nova forma de enxergar a relação com a natureza. A música pode sensibilizar e abrir caminhos que, muitas vezes, só a razão não alcança”, destaca o maestro Sanny Santos de Souza.
Preocupação com o meio ambiente
Além dos concertos, o projeto do Coro Vox Victória tem como diferencial a instalação de três lixeiras para descarte de pilhas e lixo eletrônico como computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, lâmpadas eletrônicas, celulares, fios, entre outros equipamentos, que serão posteriormente destinadas de forma ambientalmente correta. A iniciativa reforça o compromisso do projeto com práticas ambientais que ultrapassam o palco e chegam ao cotidiano das pessoas.
Para o maestro, a proposta vai além da música: é uma mensagem que precisa ecoar. “Quando cantamos sobre a natureza, estamos cantando sobre nós mesmos. É um chamado à consciência coletiva, para que possamos olhar o mundo com mais cuidado, respeito e amor”, disse Sanny Santos de Souza.
Repertório
1. SOS NATUREZA – Geraldo Azevedo / Arr. Eduardo Carvalho
2. SOMOS TODOS ÍNDIOS – Vinícius Cantuária / Arr. Eduardo Carvalho
3. SOBRADINHO – Sá e Guarabyra / Arr. Eduardo Carvalho
4. PENAS DO TIÊ – Folclore Brasileiro / Arr. Dierson Torres
5. SINFONIA PANTANEIRA – Sérgio Reis / Arr. Eduardo Carvalho
6. REFAZENDA – Gilberto Gil / Arr. Alexandre Zilahi
7. ESTRELA NATUREZA – Sá e Guarabyra / Arr. Eduardo Carvalho
8. ROUXINOL – Milton Nascimento / Arr. Alexandre Zilahi
9. AS MATAS – Antônio Cesar / Arr. Eduardo Carvalho
10. EXTINÇÃO – Eduardo Carvalho / Arr. Eduardo Carvalho
11. RIACHO DO NAVIO (BIS) – Luiz Gonzaga / ARR. Eduardo Carvalho
Coro Vox Victória
O Coro Vox Victoria foi criado em 2014 com o objetivo de apresentar um repertório diferenciado, com músicas que vão desde as mais remotas até os dias atuais, passando pelo Jazz, MPB e Contemporâneo. O coro é regido pelo Maestro Sanny Souza e conta com cerca de 20 coristas.
O grupo já participou dos concertos da Série “Natal Encantado”, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, banda Clube Big Beatles, banda da Polícia Militar (ES), Orquestra Camerata SESI-ES e Orquestra Sinfônica da FAMES. Conheça mais sobre o Coro Vox no Instagram: @voxvictoriacoro
Texto: Luciana Almeida
Profissionais do ICEPi apresentam trabalhos científicos no maior congresso de Saúde Coletiva do Brasil