COP30: Brasil concede visto eletrônico gratuito a participantes credenciados

Publicado em 15/07/2025 às 09:51

Compartilhe

_d6a8561

Foto: Freepik

O governo brasileiro vai conceder vistos eletrônicos gratuitos a estrangeiros que participarem da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada entre os dias 6 e 21 de novembro, em Belém (PA). As regras para emissão do documento foram publicadas nesta segunda-feira (14).

O visto especial é destinado a cidadãos de países membros da Convenção do Clima da ONU e a apátridas que estejam devidamente credenciados no evento. Familiares, acompanhantes e menores de 18 anos não estão incluídos nessa autorização.

Emitido por meio de uma plataforma eletrônica disponibilizada pelo Ministério das Relações Exteriores, o visto permite múltiplas entradas no Brasil até o fim de 2025, com permanência de até 90 dias. O prazo, no entanto, não poderá ser prorrogado.

Expectativa de público e infraestrutura

A Fundação Getulio Vargas (FGV) estima que mais de 40 mil pessoas participem da COP30, incluindo cerca de 7 mil representantes de delegações e equipes da ONU. Para atender à demanda, haverá ampliação de voos e novas rotas, com destaque para a Região Norte.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o número de passagens deve crescer em 46 mil, totalizando quase 250 mil bilhetes, o que representa um aumento de 23% nas viagens domésticas em relação a novembro de 2024. A oferta de voos internacionais também deve subir 44%.

Além do transporte aéreo, visitantes estrangeiros também chegarão por via marítima. O Terminal Portuário de Outeiro, em Belém, está sendo reformado para receber dois navios de cruzeiro, com 6 mil leitos, que funcionarão como hotéis flutuantes durante a conferência. A obra de um novo píer, com mais de 700 metros, deve ser concluída até meados de outubro. Após o evento, a estrutura deve passar a integrar rotas regulares de turismo.

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana