COP30: Brasil concede visto eletrônico gratuito a participantes credenciados
Publicado em 15/07/2025 às 09:51

Foto: Freepik
O governo brasileiro vai conceder vistos eletrônicos gratuitos a estrangeiros que participarem da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada entre os dias 6 e 21 de novembro, em Belém (PA). As regras para emissão do documento foram publicadas nesta segunda-feira (14).
O visto especial é destinado a cidadãos de países membros da Convenção do Clima da ONU e a apátridas que estejam devidamente credenciados no evento. Familiares, acompanhantes e menores de 18 anos não estão incluídos nessa autorização.
Emitido por meio de uma plataforma eletrônica disponibilizada pelo Ministério das Relações Exteriores, o visto permite múltiplas entradas no Brasil até o fim de 2025, com permanência de até 90 dias. O prazo, no entanto, não poderá ser prorrogado.
Expectativa de público e infraestrutura
A Fundação Getulio Vargas (FGV) estima que mais de 40 mil pessoas participem da COP30, incluindo cerca de 7 mil representantes de delegações e equipes da ONU. Para atender à demanda, haverá ampliação de voos e novas rotas, com destaque para a Região Norte.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o número de passagens deve crescer em 46 mil, totalizando quase 250 mil bilhetes, o que representa um aumento de 23% nas viagens domésticas em relação a novembro de 2024. A oferta de voos internacionais também deve subir 44%.
Além do transporte aéreo, visitantes estrangeiros também chegarão por via marítima. O Terminal Portuário de Outeiro, em Belém, está sendo reformado para receber dois navios de cruzeiro, com 6 mil leitos, que funcionarão como hotéis flutuantes durante a conferência. A obra de um novo píer, com mais de 700 metros, deve ser concluída até meados de outubro. Após o evento, a estrutura deve passar a integrar rotas regulares de turismo.