Coopeavi cria novo núcleo feminino em Itarana

Publicado em 20/04/2017 às 12:20

Compartilhe

Um novo núcleo feminino ligado à Cooperativa Agropecuária Centro-Serrana (Coopeavi) está em fase de formalização em Alto Jatibocas, na zona rural de Itarana, conhecida localidade produtora de café arábica. O grupo conta com 20 mulheres e tem como foco a cafeicultura de qualidade. Desde dezembro do ano passado, já foram realizadas três reuniões na Igreja Luterana local, e as participantes se mostram bem animadas com a possibilidade de se profissionalizarem no ramo em que já atuam ao lado dos pais, maridos e filhos.

É o caso da cafeicultora Leninha Herzog (36), que participa do 1º Workshop de Degustação de Café promovido pela Coopeavi, hoje (18). “O café é a renda principal da maioria do grupo, é o nosso forte. Nós queremos aperfeiçoamento na atividade para termos mais chances de agregar valor à produção”, disse.

A bióloga da Coopeavi, Marcela Takiguti, é responsável pela implantação e coordenação dos núcleos femininos da cooperativa. Com o núcleo de Alto Jatibocas, a Coopeavi soma quatro projetos ligados diretamente às mulheres. “As mulheres mantêm o bem-estar das famílias, e um dos parâmetros para atingir a sustentabilidade da agricultura familiar é o empoderamento delas. Se a mulher está feliz na propriedade, ela faz de tudo para manter o filho, não desanima o marido e tem mais vontade de ser agricultora e de estar à frente da propriedade e da atividade”, avalia Marcela.

Ainda de acordo com a bióloga, por meio do resgate da autoestima com as atividades dos núcleos, a Coopeavi está conseguindo fazer com que as mulheres permaneçam no meio rural e se orgulhem de pertencerem ao agro. “Nós priorizamos locais onde existe vocação para liderança feminina e elas sejam bem ativas na propriedade.”

A partir do grupo, a ideia é que as informações sejam compartilhadas com outras mulheres da região, de modo a tornar a cafeicultura uma atividade sustentável, com emprego e renda no meio rural.

Veja também

2290

Governo estabelece programação orçamentária e financeira para 2026

IMG_2928

Governo do Espírito Santo lança Fundo de Descarbonização, com quase R$ 1 bilhão destinados ao financiamento da transição energética

WhatsApp Image 2026-01-26 at 12.20.05

Incaper amplia atendimento no campo e beneficia mais de 44 mil pessoas em 2025

119601

Rede Abraço passa a oferecer atendimento especializado para dependência em apostas on-line e jogos digitais

cats

Em telefonema a Trump, Lula defende Conselho de Paz exclusivo para Gaza, e com Palestina

MaterialEscolar_Freepik

Prodest alerta cuidados para compra digital de material escolar

lavoura -café- freepik

Primeiros meses do ano marcam fase decisiva no ciclo do cafeeiro

Espírito Santo dá início à colheita do gengibre da safra 2025. Foto Henrique Fajoli - Seag

Exportações de gengibre capixaba crescem em volume e alcançam 50 países