Consumo de álcool pode causar ressecamento e queda dos fios de cabelo

Publicado em 27/10/2023 às 08:52

Compartilhe

Female Friends with glass beer At Party

Foto: Freepik

Além de fazer mal para a pele, o álcool, quando ingerido de forma crônica e frequente, também é danoso para os cabelos. “O malefício mais agudo é causar ressecamento devido à alteração da produção de óleos necessários para o brilho do fio, enfraquecimento da haste capilar devida à redução da absorção de nutrientes pelas paredes do sistema digestivo e consequente baixa qualidade produtiva de fio, afinamento e até mesmo a queda dos fios devido às condições metabólicas extenuantes que submetemos nosso organismo num todo ao ingerir exageradamente álcool”, explica Danilo S. Talarico, médico pós-graduado em Tricologia Médica e Cirurgia Capilar.

“O consumo excessivo de álcool pode levar a deficiências nutricionais, desequilíbrios hormonais e inflamações no corpo, que juntas causam um efeito nocivo deletério para a produção das hastes capilares pelos folículos e consequente encurtamento dos ciclos capilares, que em média são de três anos. Além disso, a má saúde geral causada pelo consumo excessivo de álcool pode afetar negativamente o reinício do ciclo de crescimento dos cabelos causando falta de fios aparentes no couro cabeludo a longo prazo”, acrescenta o médico.

De acordo com o médico, não existe uma dose ou forma exata de consumo de álcool que não afete a saúde dos seus cabelos para todas as pessoas. “No entanto, o consumo moderado de álcool e a recuperação metabólica adequada são importantes para minimizar os possíveis efeitos negativos no cabelo”, diz o especialista.

Ele afirma que, após um episódio de consumo excessivo de álcool, o recomendado é fazer repouso físico, aumentar a hidratação e ter uma alimentação rica em nutrientes essenciais para a saúde capilar, como vitaminas, minerais e proteínas. “Respeitar o tempo de recuperação do seu corpo também é importante; isso é individual e muda com o nosso envelhecimento também. Além disso, produtos capilares que contenham reparadores dos lipídeos do couro cabeludo e do fio de cabelo podem ajudar a melhorar a condição do cabelo agudamente. A dica é usar os óleos reparadores de pontas e as máscaras de reconstrução de fibra capilar”, diz o médico.

Na alimentação, nutrientes essenciais para a saúde dos cabelos incluem vitaminas como a biotina (vitamina B7), silício, selênio, zinco, ferro, vitamina E, vitaminas do complexo B, além de proteínas e ácidos graxos essenciais. “Um organismo equilibrado tem melhores condições de produzir fios com saúde e beleza”, completa. “Para ajudar na recuperação após um consumo excessivo de álcool, é importante beber bastante água para hidratação, descansar adequadamente e consumir alimentos saudáveis e ricos nesses nutrientes”, finaliza.

Fonte: Portal IG

Veja também

WhatsApp Image 2025-06-13 at 09.30.51

Rodrigo Amarante, ex-integrante do Los Hermanos, se apresenta no Parque Cultural Casa do Governador

HQF_5135-1

Governo do Estado entrega veículos para impulsionar o turismo nos municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-06-16 at 20.49.55 (3)

De Domingos Martins para o mundo: aluna de escola pública defende doutorado no IMPA e conquista pós-doutorado internacional

54582423453_05bf0f84ea_k

Vitória sedia o I Simpósio de Arboviroses Tropicais Emergentes, promovido por Lacen/ES e Ufes

ExpoQueijo-Brasil-Divulgacao-1024x683

Queijos de 16 países e 18 estados brasileiros estarão reunidos em Minas Gerais

Symbols of Israel and Palestine divided by fencing.

Brasil mantém alerta contra viagens a Israel após novo conflito com Irã

capa

Domingo movimentado em Domingos Martins reuniu cultura, esporte e clima agradável de 15 °C

Captura de tela 2025-06-16 094900

Cardiopatia congênita: condição afeta cerca de 29 mil crianças anualmente no Brasil