Consulta pública debate organização de eventos em Domingos Martins

Publicado em 05/10/2018 às 12:38

Compartilhe

A Prefeitura de Domingos Martins realiza hoje (5) uma consulta pública para que a comunidade local possa decidir sobre uma nova proposta de organização dos principais eventos realizados pelo município. O encontro será às 17h30, no auditório do Centro Cultural Imperador, em Campinho.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, o novo modelo propõe que a realização dos eventos oficiais seja feita diretamente pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau. A mudança proporcionará a desburocratização de processos, a redução de custos e a maior profissionalização na realização de festas como o Brilho de Natal, a Sommerfest – Festival da Imigração Alemã, e o Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, entre outros.

A secretária de Cultura e Turismo, Rejane Entringer, explica: “Se compararmos, um evento organizado pelo Poder Público tem um custo muito maior do que aqueles coordenados por empresas privadas ou instâncias de governança, como é o caso do Convention. Tudo é mais caro para o Poder Público, já tivemos situações de um mesmo serviço chegar a ser até cinco vezes mais caro por se tratar de um órgão público”.

Outro benefício da medida, aponta Rejane, é a auto-sustentabilidade. “Em todos os destinos turísticos consolidados, como Gramado, por exemplo, os eventos são auto-sustentáveis, não dependem de recursos públicos para sua realização. Domingos Martins precisa avançar neste sentido”.

Segundo ela, com a organização executada diretamente pelo Convention, será possível investir mais. “A maior parte do orçamento hoje é destinada aos eventos, o que nos impede de desenvolver ações mais efetivas de fomento e incentivo à cultura e ao turismo, que tragam resultados não só nos períodos de festas, mas durante todo o ano. Outro fator fundamental dessa descentralização é evitar a descontinuidade das ações referentes aos eventos com as mudanças de governo, de política, de partido”.

Exemplo

A iniciativa da Prefeitura de Domingos Martins é inspirada na experiência de Gramado. Em 2012, por meio de uma lei municipal, a cidade instituiu a primeira Autarquia de Turismo e Cultura da região sul do Brasil, com iniciativa da Prefeitura de Gramado, visando dinamizar e ordenar as ações de turismo e cultura da cidade.

Compete à Gramadotur o planejamento de atividades vinculadas ao turismo e a cultura de Gramado, que sejam de sua responsabilidade, além de promover a participação da comunidade nas ações para o desenvolvimento do turismo, realizar eventos integrantes do calendário oficial, realizar a gestão orçamentária, financeira e patrimonial da Autarquia, propor a estrutura funcional e a criação de cargos da Autarquia, celebrar contratos e convênios, contratar pessoal técnico e administrativo e licenciar eventos promovidos pela iniciativa privada.

A Gramadotur é responsável por realizar o Gramado Aleluia, Festa da Colônia, o Festival de Cinema, Festival de Gastronomia e Natal Luz, além de coordenar o Centro de Exposições e Congressos Expogramado, onde se localiza.

Participe!
Consulta Pública sobre organização dos eventos do município
Data: 05 de outubro (Sexta-Feira)
Horário: 17h30
Local: Auditório do Centro Cultural Imperador

Veja também

relatorio-producao-animal-pecuaria-espirito-santo

Relatório do Governo do Estado aponta crescimento da produção animal capixaba em 2024

captura_de_tela_2025-04-22_as_10.47.20

Papa Francisco é velado na Basílica de São Pedro com missa solene no sábado

Thiers Turini

Modal Expo 2025: credenciamento aberto para primeira feira de logística, transportes e comércio exterior do Espírito Santo

capa

Noite de bênção e esperança: casais se reúnem na Festa da Penha 2025

FOTO ONU - 1

Colunista do portal Montanhas Capixabas representa o Brasil em evento na ONU sobre pessoas com síndrome de Down

corpo_48483_ToninhodaEmaterLucasSCosta-1

Circuito do Chapéu em Domingos Martins pode se tornar rota turística estadual com projeto de lei

Feijao-e-arroz-irregular

Mais de 30 toneladas de arroz e feijão são apreendidas por inconsistência no tipo informado

capa-coluna-vida-saudavel-4-768x427

Médica capixaba esclarece boatos das redes sociais