Construção de barragens foi assunto de audiência pública na Câmara Municipal de Afonso Cláudio

Publicado em 12/09/2017 às 13:40

Compartilhe

Em tempos de crise hídrica, o assunto ontem (11) a partir das 18h30, na Câmara Municipal de Afonso Cláudio, foi sobre a construção de barragens no Rio do Peixe. Na reunião, o prefeito Edélio Guedes e vereadores contaram com a presença do secretário de Agricultura Octaciano Neto, do senador Ricardo Ferraço e de autoridades políticas de outras regiões, que falaram para uma verdadeira multidão, que se espremeu no Plenário Monsenhor Paulo de Tarso.

Recentemente, cinco vereadores voaram até Brasília na busca de apoio para importantes obras, entre elas a construção de três barragens consideradas fundamentais para o município em época de crise hídrica. Visitas técnicas ao longo do Rio do Peixe e Rio Guandu já haviam sido realizadas e três pontos indicados ao longo do Rio do Peixe foram indicados como mais viáveis para a construção das barragens, com patrocínio do Sicoob.

O promotor de justiça Valtair Lemos comentou que, ao longo dos últimos quatro anos, Afonso Cláudio sofreu muito com a falta de água. Relatou que muito se falou sobre o problema hídrico e pouco foi feito, lembrando que em 2016 o distrito de Serra Pelada praticamente ficou sem água. Disse também que no último ano a porta do Ministério Público se abriu inúmeras vezes para questões relacionadas ao problema hídrico em alguns distritos.

“Percebemos que, de forma geral, pouco foi feito e está na hora de vermos resultado. Espero que a sociedade dê sua contribuição em momentos como o qual o município está passando”, disse Valtair. Ainda se referindo às barragens, ele lembrou que todos devem contribuir para uma escolha técnica, e não política e afirmou que estará à disposição para se juntar ao povo na busca de soluções para o problema hídrico, desde que as decisões agradem a todos.

O secretário Octaciano Neto considerou proveitosa a primeira reunião com a sociedade, mas ainda existem entendimentos com a população e com os proprietários dos terrenos onde as barragens devem ocorrer. “Estamos adiantando um projeto importante para o município e voltaremos para os passos seguintes. A coisa funciona assim mesmo, mas tenho certeza que não haverá problemas para seguirmos adiante com o projeto, assim como foi feito em Santa Teresa”, lembrou Octaciano.

Veja também

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado

pao-e-produto-alcoolico

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

qualificacao-de-turismo

Programa de Qualificação para o Turismo oferece novas oportunidades

inscricao-para-nossa-bolsa

Governo do Estado divulga lista com suplentes às vagas oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa 2024/02

nota-premiada

Fique ligado: dia 18 de julho tem sorteio do Nota Premiada Capixaba!