GASTRONOMIA

Gastronomia

Conserva de gengibre

Publicado em 08/12/2025 às 08:18

Compartilhe

colunas gastronomia
Foto: Mario de Almeida

Minha filha me pediu para comprar gengibre fresco. Como não tenho o hábito de utilizar esta especiaria, fui à feira e comprei ½ kg! Não fazia ideia, mas é MUITO gengibre! Então, como aproveitá-lo? Depois de pesquisar bastante, encontrei esta receita, que minha esposa preparou, e o resultado ficou fantástico, podem ter certeza! Hoje eu adiciono ao meu prato de salada, todos os dias, uma colherada da conserva e outra da sua calda! Dá um toque agridoce muito interessante!
Essa é uma receita simples muito comum na cozinha oriental, onde é chamada de “gari”. Podemos encontrar conserva de gengibre acompanhando pratos de sushi para estimular a digestão e limpar o paladar entre os diferentes peixes. Além disso, o gengibre ajuda a reduzir o colesterol, diminuir inflamações e aumentar a imunidade.
Vamos lá! Comece lavando-os muito bem e descasque-os com uma colher, é mais fácil do que com uma faquinha… Fatie-os finamente: se você tiver um fatiador, elétrico ou manual, é bem mais prático! Só tome muito cuidado para não cortar os dedos… Coloque o gengibre em uma peneira e junte uma colher de sopa de sal grosso. Misture tudo muito bem e deixe descansar por cerca de uma hora. O sal desidrata o gengibre sem o salgar demasiado.
Depois de esperar uma hora, use uma tolha de papel para secar o gengibre em pequenas porções. Quando terminar, coloque o gengibre em um recipiente pequeno, de preferência de vidro e que possa ser tampado.
Em seguida coloque uma xícara e meia de vinagre de arroz e , também, uma e meia de açúcar em uma panela e leve ao fogo até dissolver tudo, sem ferver. Quando estiver bem líquido, despeje o xarope ainda quente sobre o gengibre. Se ele ganhar um tom rosado, não se preocupe, isso é normal!
Deixe a mistura esfriar e leve-a para a geladeira e deixe-a lá por um dia inteiro. Se preferir um sabor mais suave, deixe-a na geladeira por mais tempo. Dura até uns 6 meses, desde que bem tampado! Ao servi-lo, escorra as fatias contra o interior do recipiente de forma a remover o excesso de calda. Eu me sirvo com uma colherada dela, também!
Já utilizei esta conserva em carnes ensopadas e até no molho de tomates do macarrão: deu supercerto! A leve picância desta raiz traz um contraste adorável, em minha opinião! Experimente!

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

Últimos artigos de Gastronomia

Pesto genovese

Terrine de frango e presunto

Conserva de gengibre

Arroz “Biro Biro”

Ossobuco suíno