Comunidade São Sebastião celebra centenário com festa em Alto Paraju

Publicado em 19/01/2024 às 15:54

Compartilhe

igreja-sao-sebastiao-19-01

Segue até o próximo domingo (21), a Festa em Honra a São Sebastião, evento organizado pela Paróquia do Santíssimo Sacramento em Alto Paraju, Domingos Martins. Este ano acontece o Jubileu do Centenário de Criação da Comunidade São Sebastião. O tema escolhido para o Centenário foi “Comunidade São Sebastião, 100 anos de História e Devoção”, que, ao longo de cinco dias, celebrará a fé no protetor da peste, fome e da guerra.

A comunidade terá apresentações artísticas, missas, procissão, praça de alimentação, leilão e muitas outras atividades durante os dias. Diariamente, às 19h, terão as liturgias de missa, sempre com diferentes padres e temas, e depois as apresentações de canto. No domingo(21) haverá o tradicional almoço comunitário e o encerramento do festejo com show de forró de Ernesto Mathias.

HISTÓRIA –Na década de 1920, a localidade de Alto Sapucaia enfrentou uma epidemia de tosse, levando Ângelo Frasson a fundar a Comunidade Eclesial de Base de São Sebastião do Alto Sapucaia.

Em 20 de abril de 1925 que o vigário Humberto, da Paróquia deSanta Isabel, deu a licença para o início da construção da capela de São Sebastião doAlto Sapucaia. Em 12 de fevereiro de 1928 foi inaugurada a capela. A imagem de São Sebastião, vinda de Viana, chegou em 1929, graças à doação de Antônio Tonolli. A imagem do santo foi levada por uma tropa de burros até a comunidade.

No dia 30 de julho de 1932 foicomprado e instalado na capela um sino, que foi pego na estaçãoferroviária de Marechal Floriano, pesando 40,5 quilos, que se encontra na igreja até hoje. Por volta do ano de 1935 a comunidade passa a ser chamada de São Sebastião de Alto Paraju.

PROGRAMAÇÃO

Hoje (19/01)
19h – Liturgia e canto comunidade de Cristo Rei, de Perobas, com o padre Lucas Muniz

Amanhã (20/01) – Dia do Padroeiro
07h – Procissão saindo da residência do Sr. José Marcos Simmer e animada pela comunidade de Nossa Senhora de Fátima, de Goiabeiras
09h – Chegada da procissão na igreja e Santa Missa com Pe. Rafael Martins; Liturgia e canto comunidade Nossa Senhora da Glória, Ponto Alto
12h – Almoço

Domingo (21/01)
07h – Santa Missa presidida pelo padre João Marcelo dos Santos e animada pela comunidade de São José, da Paróquia São Miguel Arcanjo, de Santa Maria, Marechal Floriano.
12h – Almoço com churrasco a quilo, roleta e leilão
16h – Forró com Ernesto Mathias
19h -Encerramento dos festejos

Texto: Bruno Caetano/ Foto: Divulgação

Veja também

brasil-12-04-ft-secretaria-municipal-de-sao-sebastiao

Justiça liberta donos dos cães que atacaram a escritora Roseana Murray

geral-01-03-Luciano-Rocha-STJ

Manter foro privilegiado mesmo ao deixar cargo é voto da maioria no STF

cultura-12-04-ft-div

Fames celebra Semana da Voz com performances eruditas e populares de Jacob do Bandolim a Vivaldi

esportes-12-04-ft-div-gov-es

Remo Paralímpico do Vitória FC fatura ouro na 1ª regata de 2024

esportes-12-04-ft-divulg

Final do Capixabão 2024 será transmitida em varias emissoras neste sábado (13)

AGRO-12-04-FT-GOV-ES-DIVUL

Feira ES+Café promove imersão no universo da cafeicultura capixaba

geral-11-04-Reproducao-Banco-Central

Banco Central lança moeda de R$ 5 em comemoração ao bicentenário da constituição do pais

geral-11-04-freepik

Ifes lança editais com 1.045 vagas em cursos técnicos a distância e presencial