Comunidade em Marechal Floriano se despede de Dona Pixula, símbolo da cultura local

Publicado em 28/03/2025 às 10:56

Compartilhe

capa

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

Moradores das comunidades de Taquaras e Bom Jesus do Morro Baixo, em Marechal Floriano, se despediram de uma de suas maiores referências culturais. Dejanira dos Santos Ferreira, carinhosamente conhecida como Dona Pixula, faleceu na tarde de da última terça-feira (25), após complicações decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Dona Pixula estava internada no Hospital Evangélico, em Vila Velha, e não resistiu, deixando um legado para a cultura popular capixaba. Seu corpo foi velado na capela mortuária do distrito e o sepultamento ocorreu na tarde da última quarta-feira (26), no cemitério local.

Legado para a cultura capixaba

Nascida em uma família tradicional da comunidade de Taquaras, Dona Pixula carregava consigo a história e a identidade da região. Era neta de João dos Santos Capixaba, mestre fundador do Terno de Reis do Bom Jesus, um grupo que celebrava essa manifestação cultural há décadas. 

Após anos de desativação, a tradição foi resgatada por meio do Projeto Aricanga, com o apoio de Nilda Maria dos Santos Hertel, a Dona Moça, e a participação ativa de Dona Pixula e outros anciãos da comunidade. Esse processo de recuperação resultou no documentário “Memória Viva de Santo Reis”, que eterniza a história do Terno de Reis e o impacto dessa manifestação na vida dos moradores da região.

Com sua memória rica em detalhes, Dona Pixula se tornou um elo fundamental entre a ancestralidade e o presente. Sua atuação foi essencial para a criação do Ponto de Memória João dos Santos Capixaba, consolidando um espaço dedicado à valorização da cultura local. 

Seu conhecimento sobre os tempos em que o Terno de Reis original visitava as casas dos moradores da região foi fundamental para reconstruir e manter viva essa tradição. Seu envolvimento nas celebrações, organização das festividades e transmissão de saberes garantiu que a cultura do Terno de Reis permanecesse pulsante entre as novas gerações.

Homenagens à sua trajetória

Em honra a sua memória, Dona Pixula será homenageada em outubro deste ano, no Festival Nacional de Arte e Cultura em Morro Baixo, junto à Isabel Langue de Souza, a Dona Isabel, falecida em setembro de 2024. As duas, amigas de infância, tiveram papéis essenciais na construção do Ponto de Memória João dos Santos Capixaba e na preservação das tradições locais.

O organizador do Festival, responsável pelo Grupo de Capoeira do Projeto Aricanga e pela banda do Terno de Reis do Bom Jesus, José Jorge Silva de Souza, expressou seu sentimento pelo falecimento.  “A perda da Dona Pixula é igual perder a minha avó novamente. Para a comunidade, ela era uma grande referência de postura, caráter e moral, e sua ausência será profundamente sentida”, desabafa.

José Jorge, destaca que para a cultura local, ela era um pilar, um elo entre a ancestralidade e o contemporâneo. “Sua memória era viva e relembrava com detalhes o tempo em que o Terno de Reis original percorria as casas da região, uma grande perda para a memória cultural capixaba”, afirma.

Veja também

inteligencia artificial-freepik

Como reconhecer um texto criado por inteligência artificial

agricultura -freepik

Crédito rural no Espírito Santo tem alta de 24,5% e atinge maior volume da história na safra 2024/2025

Revitalização de estrada fortalece agro em Conceição do Castelo-0

Revitalização de via rural beneficia o setor agropecuário em Conceição do Castelo

d2e146ac-de9e-4549-a23c-b9e9fb6a5350

Brasil retoma produção nacional de insulina após mais de 20 anos

57e4d37e-029e-40eb-a443-efae0b39d6c3

Contaminação em ração causa a morte de 245 cavalos em quatro estados

{33CA4D14-6A8E-AB12-7C24-DD7BE8BDEBAC}

Colheita de morangos vira roteiro de lazer em Alfredo Chaves

melão-freepik

Pesquisadores do Incaper participam de obra técnica sobre cultivo do melão

coluna-vida-saudavel

Aumento preocupante dos casos de transtornos mentais nos últimos anos