Composição de trens carregada com vagões e pranchas vazios passa por Marechal Floriano
Publicado em 17/11/2018 às 09:05
Quatorze pranchas para transporte em ferrovia e um vagão, puxados por duas locomotivas, cobertos de sujeiras de todos os tipos, permaneceram estacionados na linha férrea principal no centro de Marechal Floriano. Para não atrapalhar o trânsito, os maquinistas fizeram o tradicional ‘corte’ separando as pranchas e os vagões das locomotivas.
Este material ferroviário servia para o transporte de madeiras, granito, areia e outros, e chegaram na noite desta sexta-feira (16). Deixaram Marechal Floriano neste sábado (17) por volta das 8 horas. As pranchas e o vagão são procedentes de estacionamentos no Sul do Estado.
Outros vagões que estão em Viana se juntarão a esses e serão encaminhados à Vitória. Enquanto isso, mais de dez pranchas continuam nos estacionamentos em Marechal Floriano servido de banheiro público e local para os andarilhos pernoitarem. Os moradores de Marechal Floriano torcem pelo retorno dos trens.
O aposentado, Jorge Dias, comenta que sente saudades da época dos trens de passageiros e logo após o de turismo saindo de Viana e passando por Vale da Estação, Marechal Floriano, Rio Fundo, Araguaia, Mathilde e Vargem Alta. “Quantos não tiveram a oportunidade de fazer viagem e agora não temos mais o serviço”.
Ferroviários como os irmãos Jair e Moacyr Borgo, que trabalharam na época dos trens, também sentem vontade de rever as máquinas na linha da região. “Para nós sempre foi um prazer ver aqueles vagões cheios de passageiros parando na estação e deixando os lugares momentaneamente para fotografar a cidade, comer no bar da esquina e seguir viagem pelas montanhas”.