Como planejar uma carreira de sucesso para 2021

Publicado em 01/01/2021 às 14:03

Compartilhe

Com a pandemia e o crescente desemprego, muitos ficaram sem saber como será a vida profissional em 2021. Afinal, destacar-se na carreira, seja através de um cargo novo e até mesmo uma promoção, sempre foi um grande desafio, que se intensificou por conta da crise.

Para Renata Motone, consultora de Recrutamento e Seleção da Luandre Middle, uma das maiores consultorias de RH do Brasil, quem deseja sucesso profissional no próximo ano precisa de planejamento: “é importante criar metas, mas, para que elas se realizem é fundamental definir uma estratégia e trabalhar em cima dela”, diz.

Se a dúvida está em “por onde começar”, a especialista preparou algumas dicas para quem quer se destacar no mercado de trabalho e planejar uma carreira de sucesso em 2021. Confira:

1 – Traçar objetivos

Para definir qual caminho seguir é preciso primeiro entender com o que esse profissional se identifica. “Para não criar expectativas irreais, que não estejam alinhadas com o perfil desse profissional, o primeiro trabalho é identificar competências e habilidades. Assim é possível começar a traçar uma linha  de carreira que seja satisfatória em longo prazo”, afirma Renata.

2 – Investir em especialização

Após traçar essa linha, o profissional precisa descobrir quais cursos e especializações são necessários para alcançar essa meta. “É sempre importante buscar aprimorar a especialização e investir em cursos constantemente, para estar apto a realizar as funções ao qual se propor”, diz Renata.

3 – Criar metas

Com o objetivo traçado e as especializações em curso, entra a etapa de definir quais serão os próximos passos. Para a especialista, as metas não podem ser impossíveis de serem alcançadas: “é importante criar metas SMART – específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Com pequenos objetivos diários concluídos, fica mais fácil atingir o propósito final”.

4 – Estabelecer prazos

Embora pareça tentador apenas colocar todos os desejos para 2021 no papel, o mais importante é colocar o prazo de conclusão para cada uma dessas metas. Estipular datas e horários de conclusão é uma estratégica para evitar a autossabotagem. “Nosso cérebro funciona melhor com prazos, caso deixe algum deles passar, avalie o motivo e não desanime! Determine em seguida quando será sua próxima conclusão”.

5 – Parar de procrastinar

Quando tarefas são adiadas ou metas são jogadas para as segundas-feiras, a conquista do sucesso profissional parece inalcançável. “Reconhecer que a procrastinação está afetando o seu desempenho é o primeiro passo” afirma a especialista. “Para driblar esse monstro, que atinge profissionais de diferentes setores, o uso de ferramentas de organização de tarefas – como planners e aplicativos – e a implementação de uma rotina saudável de alimentação e exercícios, pode ajudar”, finaliza.

Veja também

Gato-cai-de-predio-e-bombeiros-fazem-resgate-delicado

Gato cai de prédio e bombeiros fazem resgate delicado

Estado-recebe-doacao-de-158-capacetes-ELMOs-para-pacientes-com-Covid-19

Estado recebe doação de 158 capacetes ELMOs para pacientes com Covid-19

bate-papo final

Bate-papo com o Montanhas #02

Letreiros-de-bem-vindo-a-Marechal-mais-visiveis-apos-corte-de-capim-2

Letreiros de “bem vindo a Marechal” mais visíveis após corte de capim

Vacina-Covid-19idosos-representam-65-dos-que-nao-retornaram-para-a-segunda-dose-da-Fiocruz

Vacina Covid-19: idosos representam 65% dos que não retornaram para a segunda dose da Fiocruz

Municipios-ampliam-vacinacao-contra-a-Covid-19-para-tres-turnos

Municípios ampliam vacinação contra a Covid-19 para três turnos

Comunidade-de-Marechal-Floriano-tera-mais-esgotos-tratados-2

Comunidade de Marechal Floriano terá mais esgotos tratados

Aplicativo-dinamiza-aulas-de-Projeto-de-Vida-em-escola-de-Domingos-Martins

Aplicativo dinamiza aulas de Projeto de Vida em escola de Domingos Martins