CULTURA

Comemoração de Nossa Senhora Aparecida diferente dos anos anteriores

Publicado em 12/10/2020 às 19:48

Compartilhe

Marcada sempre pela participação de mais de duas mil pessoas em uma procissão, a festa em homenagem à Nossa Senhora Aparecida praticamente não existiu na localidade de Aparecida ou Basílio, em Alfredo Chaves. Os romeiros, em número acima de dois mil que sempre caminhavam entre Marechal Floriano e Aparecida, foram previamente avisados sobre as exigências dos decretos da pandemia.

Com isso, os católicos evitaram as aglomerações que aconteciam nos anos anteriores de até três mil católicos caminhando na procissão religiosa com a imagem neste dia de Nossa Senhora Aparecida. O pároco Marcos Brito, sempre coordenou a tradicional procissão com a imagem da santa.

O pároco solicitou às famílias católicas para evitarem a aglomeração que poderia surgir hoje, caso houvesse a procissão como nos anos anteriores. “O povo católico da nossa paróquia entendeu bem e muitos vieram sozinhos, outros com familiares caminhando e rezando da mesma forma que seria a procissão e retornaram antes da celebração”, disse.

Uma missa foi celebrada por Marcos Brito por volta das 10 horas em um imóvel totalmente aberto à visitação. Todo o objetivo do pároco foi atendido e as pessoas, segundo ele, entenderam bem o objetivo. “Queremos que as pessoas permaneçam saudáveis e porisso muitos apenas fizeram as usas orações e retornaram caminhando como fizeram na vinda”, concluiu.

missa NSA 2 mA moradora de Marechal Floriano, Doralucia Girelli, afirmou que a homenagem à Nossa Senhora Aparecida é uma tradição neste dia 12 de outubro, entretanto as comemorações tradicionais não puderam existir. “Os decretos do Governo do Estado solicitam o distanciamento entre as pessoas em qualquer situação e a nossa obrigação para manter a saúde da população é atender”, conclui.

O comerciante Ednes de Nadai, que caminhou de Marechal Floriano e retornou de Aparecida às 10 horas, disse que a preocupação do padre Marcos é válida e os coordenadores católicos de Aparecida atenderam o seu pedido. “Enquanto não houver a liberação, temos de ficar distanciados e porisso uma quantidade mínima esteve na celebração, enquanto o número maior de florianenses retornou caminhando como nós mesmos”, disse.

Veja também

PEPCV-Karol-Gazoni-Iema-1

Parques estaduais estarão abertos para visitação nesta semana

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-09.23.40

Trânsito intenso causa engavetamento entre três carros na BR-262

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-11.35.36-3

Carros antigos serão expostos em Araguaya no mês de julho

acidente-fazenda-no-estado_capa

Motociclista fica ferido após acidente com carreta na Fazenda do Estado, em Domingos Martins

doses-da-AstraZeneca-Fiocruz

Saúde envia aos estados e DF mais de 7,6 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz

banestes-mantem-menor-taxa-de-juros

Banestes mantém menor taxa de juros do Brasil no crédito imobiliário, mesmo após alta da Selic

Sebrae-ES-consultoria

Sebrae/ES oferece consultorias sobre finanças com até 90% de desconto

pastor-de-marechal-tranferencia

Transferência de pastor entristece luteranos em Marechal Floriano