Comemoração de Nossa Senhora Aparecida diferente dos anos anteriores

Publicado em 12/10/2020 às 19:48

Compartilhe

Marcada sempre pela participação de mais de duas mil pessoas em uma procissão, a festa em homenagem à Nossa Senhora Aparecida praticamente não existiu na localidade de Aparecida ou Basílio, em Alfredo Chaves. Os romeiros, em número acima de dois mil que sempre caminhavam entre Marechal Floriano e Aparecida, foram previamente avisados sobre as exigências dos decretos da pandemia.

Com isso, os católicos evitaram as aglomerações que aconteciam nos anos anteriores de até três mil católicos caminhando na procissão religiosa com a imagem neste dia de Nossa Senhora Aparecida. O pároco Marcos Brito, sempre coordenou a tradicional procissão com a imagem da santa.

O pároco solicitou às famílias católicas para evitarem a aglomeração que poderia surgir hoje, caso houvesse a procissão como nos anos anteriores. “O povo católico da nossa paróquia entendeu bem e muitos vieram sozinhos, outros com familiares caminhando e rezando da mesma forma que seria a procissão e retornaram antes da celebração”, disse.

Uma missa foi celebrada por Marcos Brito por volta das 10 horas em um imóvel totalmente aberto à visitação. Todo o objetivo do pároco foi atendido e as pessoas, segundo ele, entenderam bem o objetivo. “Queremos que as pessoas permaneçam saudáveis e porisso muitos apenas fizeram as usas orações e retornaram caminhando como fizeram na vinda”, concluiu.

missa NSA 2 mA moradora de Marechal Floriano, Doralucia Girelli, afirmou que a homenagem à Nossa Senhora Aparecida é uma tradição neste dia 12 de outubro, entretanto as comemorações tradicionais não puderam existir. “Os decretos do Governo do Estado solicitam o distanciamento entre as pessoas em qualquer situação e a nossa obrigação para manter a saúde da população é atender”, conclui.

O comerciante Ednes de Nadai, que caminhou de Marechal Floriano e retornou de Aparecida às 10 horas, disse que a preocupação do padre Marcos é válida e os coordenadores católicos de Aparecida atenderam o seu pedido. “Enquanto não houver a liberação, temos de ficar distanciados e porisso uma quantidade mínima esteve na celebração, enquanto o número maior de florianenses retornou caminhando como nós mesmos”, disse.

Veja também

97962

Petróleo Brent atinge maior valor em três anos e pressiona Petrobras

97960

Cumbre Vieja: vulcão entra em etapa ‘efusiva’ e tendência é de fortes explosões

97958

Para segurança de Bolsonaro, GSI gastará R$ 146 mil em equipamento de mergulho

© Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Rio de Janeiro distribui 348,6 mil doses da vacina da Pfizer

97954

App Itaú oferece recarga de Bilhete Único em São Paulo

97952

Banco Central revisa expectativa de inflação para 2022 e ultrapassa a meta

© Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Vacinação covid-19: Rio de Janeiro distribui doses da Pfizer hoje

Saúde disponibiliza vacina contra meningite para crianças de até dez anos ainda não vacinadas em todo Estado