Começam as confecções dos tapetes de Corpus Christi em comunidades das montanhas

Publicado em 07/06/2023 às 17:42

Compartilhe

tapetes

Texto: Julio Huber/ Fotos: Silvana Huber

Católicos de diversas comunidades dos municípios das montanhas capixabas já começaram a confeccionar os tapetes de Corpus Christi, cuja data é celebrada amanhã (08). Uma das mais tradicionais festas das montanhas é realizada na comunidade de São José, em Santa Maria, Marechal Floriano.

Na tarde de hoje (07), dezenas de famílias de Santa Maria e também de outras comunidades da Paróquia de São Miguel Arcanjo iniciaram a confecção de um tapete multicolorido de centenas de metros. São usados diversos elementos, como flores, serragem, areia pintada, cartazes e diversos outros itens para enfeitar o calçamento ao lado da igreja.

Amanhã haverá uma missa, a partir de 10h, seguida da procissão sobre os tapetes e a bênção do Santíssimo. Logo após será servido o almoço comunitário, porções típicas como polenta, queijo e linguiça, bebidas variadas e apresentações culturais durante a tarde. Veja mais fotos da confecção do tapete colorido na galeria de imagens no final desta matéria.

Na Paróquia Sant’Ana, em Marechal Floriano, haverá a confecção de 500 metros de tapetes pelas famílias das comunidades, a partir de 18h desta quarta-feira. O tapete é confeccionado na avenida Presidente Kennedy, a principal da cidade. Amanhã, a missa terá início às 10h, no Ginásio Paulo Lorenzoni. Deste local, os fieis seguem em procissão até a igreja, acompanhando o Santíssimo, que será levado pelo padre sobre o tapete.

Em Santa Isabel, Domingos Martins, a celebração de amanhã começa às 9h, com a missa paroquial presidida pelo bispo auxiliar Dom Andherson Franklin. Às 10h será realizada a procissão eucarística sobre os tapetes, pelas ruas da comunidade. Em seguida haverá almoço comunitário.

Na comunidade de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, a confecção dos tapetes começou na manhã de hoje, com a participação das famílias das comunidades que integram a Paróquia São Pedro Apóstolo. Amanhã haverá acolhida dos fieis, a partir de 9h30, seguida de uma missa e a procissão com benção do Santíssimo. Durante o dia haverá serviço de cantina com comidas e bebidas.

FESTAS NO DOMINGO – Apesar de o dia de Corpus Christi ser celebrado oficialmente nesta quinta-feira, algumas comunidades festejam a data no próximo domingo (11). É o caso da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pedra Azul, Domingos Martins.

Na comunidade matriz, a santa missa comemorativa começa às 9h, na igreja, seguida de procissão até o Centro de Eventos Morangão. A partir de 11h30 haverá almoço comunitário e início do torneio de futebol dos veteranos. Haverá ainda torneio de bocha, show com Irmãos Valli e um sorteio de prêmios.

Na Paróquia do Santíssimo Sacramento, em Paraju, Domingos Martins, a comemoração da data será no próximo domingo (11), com celebração e procissão sobre o tapete produzido pelas famílias católicas da região, a partir de 10h, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin. Em seguida haverá almoço comunitário e a tarde segue com apresentações culturais e musicais. No sábado (10), a confecção dos tapetes começa às 18h.

Confira as fotos desse momento especial:

Veja também

Mulher-cai-no-rio

Mulher cai no rio Jucu após ouvir chamado de amiga falecida em Marechal Floriano

CRAS-DM

CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Ultimos-dias-para-inscricao-de-trabalhos-cientificos-academicos-na-Favesu-2024

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

silvicultura

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf-1

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados