Começa amanhã (26) a vacinação contra febre amarela em Domingos Martins

Publicado em 25/01/2017 às 16:17

Compartilhe

Após receber 11 mil doses de vacinas contra a febre amarela, a Secretaria de Saúde de Domingos Martins anunciou que irá iniciar a imunização da população em todo o município a partir de amanhã (26). Na tarde de ontem (24), o município recebeu 11 mil doses da vacina enviadas pelo governo do Estado e a previsão é de que uma nova remessa chegue na próxima sexta-feira (27).

O cronograma de atividades com dias, horários e locais de imunização foi definido em reunião na manhã de hoje (25) entre técnicos da Vigilância em Saúde e os enfermeiros responsáveis pelas unidades de atendimento no interior. Também ficou determinado que neste primeiro momento as áreas onde foram encontrados macacos mortos (Aracê, Paraju, Ponto Alto e Sede) receberão mais doses, porém a população deve ficar tranquila pois, aos poucos, todos serão vacinados, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Assim, nesta quinta-feira (26) a vacinação acontece das 8h às 16h, nas unidades de Saúde de Barcelos, Pedra Azul, São Paulo do Aracê, Tijuco Preto, Paraju, Ponto Alto e Campinho. Nos dias 30 e 31 será em Biriricas, das 8h às 16h. Dia 31 em Melgaço, das 8h às 16h. Nos dias 1° e 2 de fevereiro, a vacinação será em Santa Isabel, das 16h às 20h. A Secretaria de Saúde realizará ainda vacinação volante na Sede: dia 1°, na Fazenda Lampier, às 9h, e na escola do Galo, às 14h. No dia 2 será a vez de Alto Galo, às 9h.

MACACOS – De acordo com a Vigilância em Saúde, até o momento foram notificadas 22 mortes de macacos no município, nos distritos de Aracê, Paraju, Ponto Alto e Sede. Os técnicos da Vigilância Ambiental, Valdecir Nunes, Marilza Lucia Lange e Iranildo Passos, estão fazendo todo o trabalho de captura in loco desses animais e encaminhando para o Governo do Estado para a realização de exames. Domingos Martins ainda não registrou nenhuma ocorrência de febre amarela em humanos.

“É importante destacar que esses profissionais estão engajados em prestar o melhor serviço à população. Mesmo com uma equipe reduzida, não medem esforços para monitorar, capturar e orientar a população neste momento ímpar que estamos vivenciando. Precisamos da colaboração de todos, da contribuição de órgãos como a Polícia Ambiental para que o melhor trabalho seja realizado”, afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Aguiar.

A Secretaria de Saúde orienta que ao encontrar um macaco morto, o morador acione a Vigilância em Saúde para recolhimento e encaminhamento de material para exames. É importante que este contato seja feito enquanto o animal ainda não estiver entrado em decomposição, pois este estado impede o recolhimento de material para exames. O telefone da Vigilância em Saúde de Domingos Martins é: (27) 3268-1354.

Contraindicação

A vacina é contra-indiciada para: gestantes, lactantes, crianças menores de 6 meses de idade, pacientes com imunodepressão de qualquer natureza, pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave, pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores), pacientes submetidos a transplante de órgãos, pacientes com imunodeficiência primária, pacientes com neoplasia, indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras), pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica). A administração deve ser analisada caso a caso na vigência de surtos.

Cronograma de vacinação contra a febre amarela

Quinta-Feira (26.01), das 8h às 16h, nas unidades de saúde de:
Barcelos
São Paulo do Aracê
Pedra Azul
Tijuco Preto
Ponto Alto
Paraju
Campinho

Dias 30 e 31, das 8h às 16h:
Biriricas

Dia 31, das 8h às 16h:
Melgaço

Dias 1° e 2 de fevereiro, das 16h às 20h:
Santa Isabel

Vacinação volante na Sede:
1° de fevereiro:
Fazenda Lampier, às 9h
Escola do Galo, às 14h

2 de fevereiro:
Alto Galo, às 9h

Veja também

fungo-se-adapta-ao-calor-corporal

Fungos estão se adaptando ao calor corporal, diz estudo

dia-de-sol-22-11-freepik

Veja a previsão do tempo de hoje (22/07/2024)

onda-de-calor

Ondas de calor e veranicos: Diferenças, impactos e cuidados

cafeicultura-sustentaavel

Cafeicultura sustentável torna Seguro Rural mais barato

exportacao-de-abacate

Capixaba exporta abacate para a Argentina

Programa-Retomada-de-Obras-da-Saude

Ministério facilita a entrega de documentação para o Programa Retomada de Obras da Saúde

producao-de-mudas-in-vitro

Saiba como é a produção de mudas in vitro

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

62% dos navios para exportação de café registram atrasos em junho