Com quase 400% de aumento de casos de dengue, Domingos Martins entra em alerta de alto risco

Publicado em 19/02/2024 às 10:23

Compartilhe

saude-19-02-PMDM

O número de incidência de casos de dengue triplicou em Domingos Martins e o município entrou em alerta de alto risco. Em combate ao mosquito transmissor da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SECSAU) criou uma “Sala de Situação” para controle da doença, para monitorar a incidência do vírus na cidade e para traçar planos estratégicos de combate ao Aedes aegypti.

O boletim epidemiológico divulgado no último dia (15), pela Secretaria de Saúde do Estado, apontou que o número de incidência de casos de dengue no município de Domingos Martins aumentou em 387%, nas seis primeiras semanas do ano. Já são 394 casos notificados em 2024.

Após o alerta epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA), em 23 de janeiro, a Vigilância Epidemiológica da SECSAU realizou, nos últimos dias 08 e 09 de fevereiro, reuniões com os agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros do município.

Nos encontros, os profissionais de saúde receberam orientações para uma interação multidisciplinar com a população, de forma que haja acompanhamento pleno dos doentes, evitando que essas pessoas não concluam o tratamento ou que não se comprometam a comparecer às unidades de saúde antes do agravamento do quadro clínico.

A gerente de Atenção Primária à Saúde do município, Laura Pansini, explica que, por ser um mosquito urbano, o inseto encontra locais propícios para seus criadouros no lixo doméstico, tornando indispensável o comprometimento da população com os dias e horários da campanha de coleta seletiva da prefeitura.

“Além do monitoramento dos casos confirmados e suspeitos de dengue, nossas equipes também foram preparadas para instruir a população a respeito da prevenção da doença, evitando favorecer o ambiente de reprodução do Aedes aegypti”, disse Laura Pansini.

VACINA – A dengue é uma doença febril causada por vírus que pode matar. O comprometimento da população no combate ao mosquito transmissor, juntamente com as iniciativas do poder público é, no momento, o único caminho para o combate a esse mal.

O Ministério da Saúde já garantiu as primeiras doses da vacina contra a dengue, que serão administradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este esquema vacinal é composto de duas doses administradas em um intervalo de três meses e, neste primeiro momento, será realizado em crianças de 10 a 14 anos. Domingos Martins está entre os primeiros 20 municípios do Espírito Santo que serão contemplados com a vacina, com expectativa de início da vacinação ainda para este mês de fevereiro.

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

Veja também

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Governo-realiza-entrega-de-uniformes-e-materiais-esportivos-para-a-Copa-Sesport

Governo realiza entrega de uniformes e materiais esportivos para a Copa Sesport

Fundo-de-investimento-do-agro-cresce-147-nos-ultimos-12-meses

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses

prefeitura-de-marechal-1

Moradores de Marechal Floriano podem sugerir propostas para o orçamento de 2025

desenvolvimento-de-produtos

Governo abre novo edital para desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores