Com quase 400% de aumento de casos de dengue, Domingos Martins entra em alerta de alto risco

Publicado em 19/02/2024 às 10:23

Compartilhe

saude-19-02-PMDM

O número de incidência de casos de dengue triplicou em Domingos Martins e o município entrou em alerta de alto risco. Em combate ao mosquito transmissor da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SECSAU) criou uma “Sala de Situação” para controle da doença, para monitorar a incidência do vírus na cidade e para traçar planos estratégicos de combate ao Aedes aegypti.

O boletim epidemiológico divulgado no último dia (15), pela Secretaria de Saúde do Estado, apontou que o número de incidência de casos de dengue no município de Domingos Martins aumentou em 387%, nas seis primeiras semanas do ano. Já são 394 casos notificados em 2024.

Após o alerta epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA), em 23 de janeiro, a Vigilância Epidemiológica da SECSAU realizou, nos últimos dias 08 e 09 de fevereiro, reuniões com os agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros do município.

Anúncio

Nos encontros, os profissionais de saúde receberam orientações para uma interação multidisciplinar com a população, de forma que haja acompanhamento pleno dos doentes, evitando que essas pessoas não concluam o tratamento ou que não se comprometam a comparecer às unidades de saúde antes do agravamento do quadro clínico.

A gerência de Atenção Primária à Saúde do município explica que, por ser um mosquito urbano, o inseto encontra locais propícios para seus criadouros no lixo doméstico, tornando indispensável o comprometimento da população com os dias e horários da campanha de coleta seletiva da prefeitura.

Ainda segundo a gerência de Atenção Primária de Domingos Martins, além do monitoramento dos casos confirmados e suspeitos de dengue, nossas equipes também foram preparadas para instruir a população a respeito da prevenção da doença, evitando favorecer o ambiente de reprodução do Aedes aegypti.

Anúncio

VACINA – A dengue é uma doença febril causada por vírus que pode matar. O comprometimento da população no combate ao mosquito transmissor, juntamente com as iniciativas do poder público é, no momento, o único caminho para o combate a esse mal.

O Ministério da Saúde já garantiu as primeiras doses da vacina contra a dengue, que serão administradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este esquema vacinal é composto de duas doses administradas em um intervalo de três meses e, neste primeiro momento, será realizado em crianças de 10 a 14 anos. Domingos Martins está entre os primeiros 20 municípios do Espírito Santo que serão contemplados com a vacina, com expectativa de início da vacinação ainda para este mês de fevereiro.

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

Veja também

fruta gourmet

Fruta gourmet que pode valer até R$ 1,2 mil o quilo ganha primeira variedade brasileira

Fresh milk bottles in front of grazing cows on a farm with a natural background. Captures the essence of dairy farming and fresh produce.

Mercado futuro do leite avança e amplia proteção para produtores contra oscilações de preços

SUS começa a oferta nacional de insulina glargina

SUS começa a oferta nacional de insulina glargina para crianças, adolescentes e idosos em todo o país

oms ia na saude

Brasil participa de conferência da OMS sobre inteligência artificial aplicada à saúde

Hormonal implant or beauty chip is a subcutaneous application.

Marechal Floriano passa a oferecer Implanon em unidades de saúde para ampliar opções de contracepção

farm animals, AI generated image

Produção de frangos registra alta nos gastos, enquanto suinocultura reduz custos em junho

capa

Caça talentos busca por novos modelos para concurso The Look of the Year

capa

Vitória Coffee Summit 2026 confirma palestrantes internacionais e coloca Espírito Santo no centro do mercado global do café