Frente fria e temperaturas extremas marcam o final de maio no Brasil

Publicado em 19/05/2025 às 15:01

Compartilhe

7405

Foto: Freepik

A segunda quinzena de maio de 2025 será marcada por extremos climáticos em diferentes regiões do Brasil. Enquanto frentes frias provocam chuva forte e risco de geada no Sul, o tempo seco, com calor acima da média e baixa umidade do ar, predomina no interior do Nordeste, do Sudeste e do Centro-Oeste.

Na região Sul, a frente fria que chegou ao Rio Grande do Sul no dia 18 perde força, mas ainda causa pancadas de chuva em Santa Catarina e no Paraná. Outras frentes frias devem avançar até o fim do mês, acompanhadas por áreas de instabilidade geradas por cavados meteorológicos e baixa pressão atmosférica. A previsão é de chuva volumosa principalmente no Rio Grande do Sul, com possibilidade de geada nas áreas serranas e na fronteira com o Uruguai, a partir do dia 27, quando uma nova frente fria pode trazer uma intensa massa de ar polar continental.

No Sudeste, uma grande massa de ar seco mantém o tempo firme em quase toda a região, principalmente no interior de São Paulo e em Minas Gerais. As temperaturas seguem elevadas para o período. Uma frente fria entre os dias 20 e 21 pode aumentar a nebulosidade no litoral paulista e fluminense, com chuva concentrada na faixa costeira. Já entre os dias 28 e 29, uma frente fria mais intensa deve trazer chuva também para o interior de São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de provocar queda de temperatura em todos os estados da região.

Fonte: modelo ECMWF

O Centro-Oeste também permanece sob influência de uma massa de ar seco, com poucas chances de chuva e tardes mais quentes. A exceção fica para o norte de Mato Grosso e áreas de fronteira com o Paraguai, onde podem ocorrer pancadas isoladas. O fim do mês pode trazer mudança no tempo com a chegada de uma frente fria que deve derrubar as temperaturas, especialmente em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.

No Nordeste, a chuva perde força no interior, onde o tempo seco e quente prevalece, com máximas entre 35°C e 37°C. A faixa litorânea ainda pode registrar episódios de chuva forte, especialmente entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, por causa dos ventos marítimos e distúrbios ondulatórios de leste. No fim do mês, uma frente fria pode alcançar o litoral da Bahia.

Na região Norte, a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) continua ativa e mantém a chuva nas áreas ao norte do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. Já Tocantins, Rondônia e Acre devem ter redução das pancadas. Nos últimos dias de maio, a chegada de uma frente fria continental pode provocar friagem em partes de Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Fonte: Climatempo

Veja também

Procon ES

Procon-ES realiza Mutirão de Negociação de Dívidas com condições exclusivas a partir de segunda-feira (16)

Feira dos Municípios

Governo do Estado realiza o lançamento oficial da Feira dos Municípios 2025

saude no es

Governo inaugura novo serviço de oftalmologia e oferta de cirurgias vasculares no norte capixaba

orcamento 2026

Governo do Estado realiza Audiências Públicas para elaboração do Orçamento 2026

171930539

Rússia e China condenam ataque ao Irã; França e EUA apoiam Israel

WhatsApp Image 2025-06-12 at 14.42.35

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

feira-dos-municipios

Feira dos Municípios 2025: conheça a programação e as atrações

95

Ministério da Fazenda detalha alterações em fundos imobiliários e Fiagro