Clássicos da gastronomia alemã e italiana juntos na Italemanha de Marechal Floriano

Publicado em 20/10/2022 às 16:41

Compartilhe

Classicos-da-gastronomia-alema-e-italiana-juntos-na-Italemanha-de-Marechal-Floriano

Texto: Cícero Modolo / Fotos: Cícero Modolo

Pratos típicos e petiscos característicos das culturas alemã e italiana poderão ser degustados, a partir de amanhã (21), quando terá início a 20ª edição da Italemanha, o Festival Ítalo-Germânico, que segue até domingo (23) em Marechal Floriano.

Localizado na avenida Arthur Haese, ao lado do antigo local da festa, uma grande estrutura está sendo montada para receber a população de Marechal Floriano e da região. Uma das tradições da festa é oferecer aos visitantes pratos das duas gastronomias: alemã e italiana. Pratos típicos e petiscos característicos serão comercializados nas tendas e barracas montadas no pátio da Italemanha.

O tradicional evento é a principal festa do município de Marechal Floriano. Para quem gosta de festas culturais, com certeza o Italemanha é uma boa pedida.  Formada por imigrantes italianos e alemães, a festa é uma das mais tradicionais das montanhas capixabas.

Quem pretende ir à festa que começa amanhã vai encontrar, além da culinária típica, danças folclóricas, resgate histórico sobre as duas culturas, além do shows regionais e locais. Haverá também, nos intervalos, o som animando pelo DJ Fabrício Torres, durante os três dias da Italemanha.

Para secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto Gerhardt, realizar essa festa é a celebração da cultura dos imigrantes que permanece viva em Marechal Floriano. “Está sendo um trabalho produzido por várias mãos. É uma festa muito importante para manter as tradições e tentamos resgatar exatamente isso: nossa cultura, história, grupo de dança folclórica, culinária, e as pessoas vestidas a caráter. Esse é o único festival que une as culturas italiana e alemã no Estado”, enfatizou Goretti Gerardt.

HISTÓRIA – Predominantemente colonizada por italianos e alemães, Marechal Floriano ainda mantém as tradições vivas. Suas festas e comércios são diretamente influenciados pela cultura europeia. Exemplo disso é o festival Ítalo-Germânico, que todos os anos comemora a chegada dos imigrantes na cidade. Além disso, mantém orquidários e reservas de Mata Atlântica que enchem os olhos de qualquer visitante, por isso, o município tem o título de “Cidade das Orquídeas”.

Marechal Floriano é o 2º município que proporcionalmente mais preserva Mata Atlântica no Espírito Santo, e o primeiro das montanhas capixabas. A conclusão é do último levantamento feito pela ONG SOS Mata Atlântica. Segundo o estudo, cerca de 34,84% do município ainda possui áreas de floresta.

Em três dias de festa haverá uma intensa programação para todos os públicos, além de várias apresentações culturais, atrações musicais e show infantil. Não haverá cobrança de ingresso para o evento. Veja abaixo a programação completa.

Programação

Sexta-feira (21/10)

  • 19h30 – Abertura da Italemanha
  • 20h – Desfile das Rainhas
  • 22h30 – Banda Repley
  • 00h – Ernesto Mathias

Sábado (22/10)

  • 20h – Os Germanos
  • 21h30 – Cristian Greik
  • 23h – Rodrigo Balla
  • 01h – Rony & Ricy

Domingo (23/10)

  • 09h – Torneio de solo
  • 10h – Abertura das barracas
  • 12h – Éden Show
  • 14 às 15h30 – Grupos de danças
  • 16h – Grupo Infantil Tina Show
  • 17h30 – Brasitália
  • 19h – Som e Cia

O DJ Fabrício Torres irá animar os intervalos das apresentações, nos três dias do evento.

Veja também

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados

fungo-controlador

Estudo explica como um fungo pode controlar a principal praga que afeta o cultivo de milho

aedes-aegypti

Prevenção contra a dengue deve ocorrer também em propriedades rurais

saude-23-02-PMDM

Primeiras doses da vacina contra a dengue chegam a Domingos Martins

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-2

O poder da comunicação ao promover a inclusão social