ARTE

Arte, Crônicas e Poesia

Clamor à montanha

Publicado em 14/11/2025 às 10:33

Compartilhe

arte-e-cronica

A escassez nos torna mesquinhos, o olhar centrado para baixo e as mãos fechadas com raiva. Passamos a vida toda surdos, seguindo absolutamente a consciência, sempre crentes de estarmos certos em tudo. Sozinhos e imersos nos próprios devaneios, seres necessitados diariamente almejando alguma coisa. Numa jornada existencial por completude, sempre armados, feridos e ferindo ao bel prazer.

Apenas preocupados com prazer e receosos pela dor…

Por que é tão difícil perdoar, seguir em frente? A memória tortura, sufoca e aperta o coração, a vaidade cega e a culpa nos paralisa. Por mais que seja necessário ir adiante, a montanha é tão alta! Estupefato!

Foto: Freepik

E cá me encontro, perdido, prostrado. Sei que há muito que não converso contigo. Sempre achei que daria conta sozinho de resolver tudo, desde a infância sempre acreditei nisso. É muito ruim passar com os olhos as memórias e encontrar tanta estupidez. E de tudo que fiz de errado, esquecer de ti foi a maior delas. Mesmo indo em eventos que citaram seu nome, meu coração estava longe.

O mundo seduz, não sou asceta para dizer que são apenas enganos, o prazer é sedativo, principalmente para quem tudo é novidade, igual foi para mim. As comidas de nomes franceses em restaurantes caros, os vinhos de séculos passados, o luxo e luxúria andam juntas. Quando tudo foi visto e sentido que compreendi como o é difícil o reino dos céus aos ricos, eles já vivem em uma espécie de paraíso, ao comparar com maioria da população brasileira.

Digressões para esconder a vergonha, o orgulho é sempre o pior conselheiro, o que dificilmente conseguimos perceber, até o último instante cremos nas suas verdades sobre a vida. Sendo que a maior verdade é que sem ti somos barcos à deriva numa viagem inútil.

O sentido nunca esteve em mim, como outrora pensei, nunca esteve nos bens materiais, no seu acúmulo e extrema exposição a outrem, nas aventuras eróticas, na ânsia de viver eternamente. Em suas mãos sempre esteve a caneta que escreveu toda a história, por mais que a vaidade de controlar tudo não deixava perceber.

E essa indubitavelmente é a verdade mais cruel para o coração orgulhoso, onde mais apanha para perceber. Muitas lágrimas são derramadas em porquês, jamais respondidos. O senhor a tudo observa e guia.

Por favor, não esqueça de mim, perdão por ter esquecido de ti. Perdão por viver pra mim, perdão por amar o mundo, a ti imploro, não me deixe à deriva, seja o farol que guia me para o teu caminho.

Perdão, Pai.

Este espaço é dedicado a todos os escritores, fotógrafos, pintores, escultores e artistas da região das montanhas capixabas.
Caso tenha vc tenha interesse em publicar seu trabalho aqui, favor enviar seu material, com o assunto “Coluna Arte nas Montanhas”, para: [email protected]

Veja também

Coro Vox Victória

Coro Vox Victória se apresenta em Marechal Floriano e encerra temporada sobre consciência ambiental

Saúde Coletiva do Brasil

Profissionais do ICEPi apresentam trabalhos científicos no maior congresso de Saúde Coletiva do Brasil

takewondo

Sesport sedia Exame Estadual de faixa preta e dan de taekwondo

carreta de especialistas

Em nova rodada, carretas do Agora Tem Especialistas chegam a mais 15 municípios de 24 estados e o Distrito Federal

lula-conselhao-mc_abr_04122025-13

Lula disse a Trump que América Latina é zona de paz

julgamento-trama-golpista-mc_abr_11092025-8

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

carros - freepik

Como escolher carros usados de forma segura em Portugal

Divulgação

Amantes do vinil terão encontro especial em Pedra Azul, neste sábado (13)

Últimos artigos de Arte, Crônicas e Poesia