Circuito do Colono é oficializado como Rota Turística Estadual

Publicado em 12/05/2025 às 10:23

Compartilhe

corpo_48603_20250510161401-1

Presidente da Ales, Marcelo Santos, promulgou a lei durante abertura da IV Feira do Colono / Foto: Paula Ferreira, com edição de Lucas Costa

O Circuito do Colono, tradicional roteiro turístico rural do distrito de Paraju, em Domingos Martins, foi oficialmente reconhecido como Rota Turística Estadual. O anúncio ocorreu neste sábado (09), durante a abertura da IV Feira do Colono. Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (União), promulgou a Lei nº 12.41, de sua autoria, que será publicada no Diário do Poder Legislativo na próxima terça-feira (13).

As rotas turísticas integram atrativos naturais, culturais e gastronômicos, promovendo o turismo sustentável e o desenvolvimento regional. No caso do Circuito do Colono, mais de 60 empreendimentos rurais e hospedagens compõem o trajeto. O reconhecimento oficial da rota deve impulsionar o turismo local, atraindo visitantes interessados em ecoturismo, agroturismo e vivências culturais, além de fomentar o empreendedorismo rural, a geração de renda e a valorização do patrimônio cultural e ambiental da região.

Marcelo Santos destacou o potencial de investimentos que o reconhecimento poderá trazer. “Ao ser reconhecido por lei, o Circuito do Colono adquire condições de captar investimentos que permitam ao Estado impulsionar o desenvolvimento turístico da região, que já é naturalmente encantadora. Com recursos estaduais, será possível fortalecer as finanças do município e garantir a infraestrutura necessária para consolidar a rota”, afirmou.

Presente ao evento, o deputado federal Da Vitória parabenizou a iniciativa: “A Assembleia Legislativa, com a sensibilidade do presidente Marcelo Santos, reconheceu a importância da região e do Circuito do Colono, que reúne atividades econômicas e produção artesanal”.

O Circuito

Situado a cerca de 35 km da sede de Domingos Martins, o Circuito do Colono é uma das principais atrações do distrito de Paraju. O roteiro oferece aos visitantes uma experiência autêntica da vida rural, com visitas a sítios, apiários, alambiques, restaurantes e lojas de produtos artesanais. Trilhas ecológicas, passeios de bicicleta, cachoeiras e paisagens deslumbrantes da serra capixaba complementam a experiência. O clima ameno e a natureza exuberante tornam Paraju um destino ideal para amantes da natureza e do ecoturismo.

A produtora rural Ana Júlia Kutz Neves, proprietária de um dos sítios da região, comemorou a oficialização da rota: “Isso vai agregar muito, tanto para o município quanto para pequenos e grandes empreendedores. Vai trazer mais visibilidade e valorizar nossa cultura, desde produtos tradicionais até o crochê feito à mão, passado de geração em geração. Essa rota vai contar nossa história e aumentar nossa visibilidade”.

A coordenadora da IV Feira do Colono, Magali Musso Maia, também festejou a promulgação da lei. Ela recebeu uma cópia da nova legislação das mãos de Marcelo Santos. “Queremos atrair mais turistas para nossa região, o que fortalece o comércio local, viabiliza ações da Prefeitura e incentivos do Estado. Paraju não está sozinha: o distrito abrange outras localidades, como Ponto Alto, Perobas, Goiabeiras, Tijuco Preto e Rio Pontes”, destacou.

IV Feira do Colono

A IV Feira do Colono, realizada em Paraju, marcou o lançamento oficial da nova Rota Turística Estadual. O evento celebrou a cultura e as tradições dos colonos com apresentações folclóricas, shows musicais, gastronomia típica, artesanato e atividades para todas as idades.

Com foco na valorização do trabalho dos produtores rurais, a feira contou com estandes de produtos da agricultura familiar, espaços voltados à sustentabilidade e iniciativas que reforçam o papel do turismo rural como vetor de desenvolvimento local. A IV Feira do Colono integra o Circuito do Colono – Rotas Rurais Paraju & Ponto Alto.

Fonte: ALES

Veja também

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima

d70aadff-8e30-4d7e-a1e9-0847eb5e8376

Ação conjunta flagra furto de energia em lavanderia em Venda Nova do Imigrante

assmaa_abu_jidian_copiar

Governo brasileiro não consegue retirar palestina com histórico de vida no Brasil da Faixa de Gaza

09052025-pzzb8365

Correios atenderão aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos no benefício

167004

Espírito Santo terá um fim de semana chuvoso com a chegada de uma frente fria

Imagem do WhatsApp de 2025-05-22 à(s) 09.12.32_f7e056f0

Cooabriel vai premiar melhores cafés conilon de 2025; inscrições estão abertas

Cavalos-Alfredo-Chaves

Cavalos mais premiados do Brasil participarão de exposição em Alfredo Chaves

Imagem do WhatsApp de 2025-05-22 à(s) 08.28.08_610c1a92

Moradores relatam condições precárias de ponte de madeira em Domingos Martins