Cidade Empreendedora já ultrapassou 60 adesões de municípios capixabas
Publicado em 02/05/2021 às 13:45
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), juntamente com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), continua realizando reuniões com os municípios capixabas para firmar o compromisso dos gestores com o Programa Cidade Empreendedora. O objetivo é trabalhar um conjunto de iniciativas e ações concretas para transformar as cidades, com maior geração de emprego e renda; mais inovação e oportunidades, gerando um ambiente de negócios mais favorável, com menos burocracia para os empreendedores locais.
Até o momento, 64 municípios já aderiram ao programa. A reunião virtual com Ibatiba, no último dia 23, contou com a presença do diretor de atendimento do Sebrae/ES, José Eugênio Vieira, o gerente da Aderes, Juliano Nogueira, e o prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo.
Na última terça-feira (27), as reuniões foram com os gestores de Sooretama – prefeito Alessandro Broedel e vice-prefeito, Fernando Camiletti –, e posteriormente com o secretário de desenvolvimento de Barra de São Francisco, Guilherme Fernandes. Participaram o superintendente do Sebrae, Pedro Rigo e o gerente da Aderes, Juliano Nogueira.
Já na última quarta-feira (28), o diretor de atendimento do Sebrae/ES, José Eugênio Vieira, e o gerente da Aderes, Paulo Barbosa, se reuniram com o prefeito de São Gabriel da Palha, Thiago Rocha, e equipe.
Durante as reuniões, foi apresentado de forma detalhada, a construção do Programa, que possui diversas etapas. Após a adesão do governo municipal, o próximo passo é o diagnóstico das cidades para entender como está a atuação local em relação ao empreendedorismo. A partir daí, será elaborado um plano de trabalho com base no conjunto de ferramentas e soluções apresentadas e disponibilizadas pelo Sebrae/ES, contando com o aporte de recursos do Governo do Estado, através da Aderes, para viabilizar a maior participação possível de municípios no Programa.
“O objetivo é transformar a realidade dos municípios, que têm vivenciado um cenário financeiro difícil. Todo o trabalho será feito de maneira personalizada atendendo às necessidades de cada cidade e promovendo um ambiente de negócios favorável para o empreendedorismo, que é a força motriz do desenvolvimento”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
Situação do Programa
O Programa Cidade Empreendedora já chegou a 64 municípios capixabas. Estão previstas reuniões com as cidades de Ecoporanga e Águia Branca no mês de maio. Após a adesão, é realizado o diagnóstico dos municípios. A cidade de Vila Velha já passou por essas etapas e agora está na fase do plano de atuação.