Chuva chega causando estragos e temporais seguem até domingo (24) no Sudeste

Publicado em 23/03/2024 às 06:00

Compartilhe

chuva

Julio Huber

Municípios dos quatro estados do Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais) terão chuvas extremas nos próximos dias. No Rio de Janeiro, São Paulo e em Minas Gerais, os temporais já chegaram causando estragos. Alagamentos e ventanias estão sendo registrados em diversas cidades. No Sul do país, os temporais ocorreram nos últimos dias, e agora a frente fria avança para o Sudeste.

No Espírito Santo, em alguns municípios das montanhas do Estado, como em Marechal Floriano e Domingos Martins, já começou a chover no início da tarde desta sexta-feira (22). Entre os alertas ativos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um deles é de “Grande Risco” para chuvas intensas, com validade até às 10h do próximo domingo (24). Há precisão de chuva acima de 100 milímetros por dia, podendo chegar a 150 milímetros em algumas cidades.

Segundo o Inmet, a chuva é consequência da aproximação de uma frente fria que avançou pela região Sul do país na quinta-feira (21). Ao longo desta sexta-feira (22) e do sábado (23), a previsão é de que esse sistema atue pelo leste da região Sudeste causando grandes volumes, podendo levar transtornos à população.

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de muito elevado perigo por chuva excessiva no Sudeste do Brasil. O cenário é de altíssimo risco principalmente para o estado do Rio de Janeiro, embora haja preocupação com a possibilidade de chuva volumosa também no litoral de São Paulo.

Há risco de ainda chover por vezes forte em pontos da região no começo da semana que vem. Sob este cenário, a MetSul Meteorologia alerta para a alta probabilidade de alagamentos e inundações, em alguns casos repentinas e graves, o que oferecerá perigo para quem estiver na rua durante enxurradas com intensas correntezas.

Ainda há probabilidade elevada de quedas de encostas e ainda deslizamentos de terra, em alguns locais significativos e com grave risco à vida humana. A situação é especialmente preocupante no estado do Rio de Janeiro, onde a chuva por vezes será extrema em curto intervalo e, pior, com uma sucessão de dias de chuva forte a muito intensa entre sexta e o começo da semana.

Veja também

politica-17-04-ft-Lula-Marques-Agencia-Brasil

Senado aprova PEC das drogas e texto vai para Câmara dos Deputados

cultura-17-04-gov-es

Festa da resistência dos povos indígenas tem início nesta sexta-feira em Aracruz

geral-17-04-ft-div-gov-es

Bandes promove leilão do Fundap nesta quarta-feira (17) em Vitória

saude-16-04-ft-div-gov-es

Ciatox realiza mais de 10 mil atendimentos em um ano no Espírito Santo

geral-16-04-ft-gv-es

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

brasil-16-04-freepik

Professores universitários estão mobilizados no Rio para definir greve

geral-16-04-pmmf

Pavimentação de estradas avança em Marechal Floriano

geral-16-04-freepik-2

Começou o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem