China assina declaração do G20 e se afasta da Rússia

Publicado em 16/11/2022 às 16:53

Compartilhe

China-assina-declaracao-do-G20-e-se-afasta-da-Russia

É a primeira vez que os chineses se posicionam de maneira firme contra os russos

Nesta quarta-feira (16), a China condenou “veementemente a guerra na Ucrânia”. O país assinou uma declaração conjunta da cúpula do G20 em Bali. É o posicionamento mais forte dos chineses contra os russos. Apesar da comemoração dos integrantes do grupo, especialistas apontam que isso não significa um afastamento entre Pequim e Moscou.

“O presidente russo está quase sozinho no mundo com sua política e não tem nenhum parceiro de aliança forte”, falou o chanceler alemão, Olaf Scholz. O líder da Alemanha conversou com Xi na capital chinesa no começo do mês.

Líderes mundiais se encontraram nas últimas semanas com o presidente da China para que o país se posicionasse contra os russos. No começo da semana, por exemplo, Xi se encontrou com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. No bate-papo, o líder chinês se mostrou contra ao uso de armas nucleares na Ucrânia.

“A maioria dos membros condenou veementemente a guerra na Ucrânia e enfatizou que ela está causando imenso sofrimento humano e exacerbando as fragilidades existentes na economia global — restringindo o crescimento, aumentando a inflação, interrompendo as cadeias de abastecimento, aumentando a insegurança energética e alimentar e elevando os riscos à estabilidade financeira”, diz texto do G20.

O documento também critica o uso de armas nucleares e exigiu a “implementação completa, oportuna e contínua” de um acordo que autorize a exportação de grãos ucranianos através de portos no Mar Negro.

O posicionamento da Rússia

Apesar da declaração e da assinatura feita pela cúpula do G-20,  a Rússia afirmou que alguns países possuem “outras visões e avaliações diferentes da situação e das sanções”.

Os russos estão tratando o documento como equilibrado, pois não condena Moscou, mas sim a guerra. A Rússia também demonstra interesse em facilitar as exportações de grãos e fertilizantes. A tendência que o grupo siga buscando soluções para dar um ponto final no conflito.

Fonte: Portal iG

Veja também

geral-22-02-agencia-Brasil

Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

brasi-22-02-defesa-civil-RS

Bolsa Família antecipa pagamento para municípios do Espírito Santo e Rio Grande do Sul

policia-22-02-gov-es-drones

Drones ampliam a segurança nos complexos prisionais do Espírito Santo

brasil-22-02-freepik-estudante

Caixa anuncia concurso com mais de 4 mil vagas para todo o Brasil

geral-22-02-freepik-estudante

Fies Social financia até 100% de encargos para estudantes de famílias do CAD Único

esporte-22-02-gov-es

Paratleta capixaba representa o Brasil em Mundial de natação na Austrália

policia-21-02-pces

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

policia-21-02-mf

Bicicleta e moto são furtadas e um micro-ônibus é arrombado em bairro de Marechal Floriano