Chile reconhece o Espírito Santo como zona livre da Doença de Newcastle

Publicado em 18/06/2025 às 08:30

Compartilhe

56267

Foto: Freepik

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) recebeu, nessa segunda-feira (16), o comunicado oficial de que as autoridades chilenas reconheceram o Estado do Espírito Santo como zona livre da Doença de Newcastle – uma doença viral contagiosa que afeta várias espécies de aves.

O diretor-geral do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, destacou que esse reconhecimento representa um importante avanço para a avicultura capixaba. “Com isso temos novas possibilidades para exportação de produtos avícolas para o mercado chileno, promovendo a geração de renda e a dinamização do setor, além de reforçar a credibilidade sanitária do Estado”, disse.

O coordenador de sanidade avícola no Idaf, Leandro Marinho, explica que esse resultado decorre do processo de avaliação técnica pelo qual o Espírito Santo passou em 2019. “Na ocasião, foram auditados o Serviço Veterinário Oficial do Estado e também algumas granjas de postura comercial e corte, além de um frigorífico sob inspeção federal. A decisão do governo chileno foi anunciada agora, demonstrando a organização do setor avícola capixaba. O Idaf atua sistematicamente no monitoramento da doença, com a realização de exames do tipo PCR, orientações e ações de fiscalização”, frisou.

De 2023 até hoje foram coletadas amostras em mais de 100 propriedades, em um trabalho contínuo de vigilância para influenza aviária e Doença de Newcastle.

Doença de Newcastle

A Doença de Newcastle, apesar de ter ocorrência no Brasil, não é registrada no Espírito Santo desde 1996, sobretudo por conta das ações de defesa sanitária e do aumento da biosseguridade promovido pelos produtores, principalmente por meio do registro de granjas. É uma doença altamente contagiosa para as aves, que pode levar a grandes prejuízos, com perda de produção e alta mortalidade.

Fonte: Idaf

Veja também

orpo de Bombeiros

Incêndio atinge cozinha de pizzaria no Centro de Domingos Martins

arte-e-cronica

Vão em pé, amontoadas e sorridentes

cannabis- freepik- maconha

Anvisa discute nesta quarta regras para a produção de cannabis no país

pimenta do reino- freepik

Estudo revela impacto de nematoides na sustentabilidade da pimenta-do-reino

2290

Governo estabelece programação orçamentária e financeira para 2026

IMG_2928

Governo do Espírito Santo lança Fundo de Descarbonização, com quase R$ 1 bilhão destinados ao financiamento da transição energética

WhatsApp Image 2026-01-26 at 12.20.05

Incaper amplia atendimento no campo e beneficia mais de 44 mil pessoas em 2025

119601

Rede Abraço passa a oferecer atendimento especializado para dependência em apostas on-line e jogos digitais