Chefs do Brasil e da Itália iniciam encontro nacional de gastronomia em Domingos Martins

Publicado em 24/10/2022 às 14:01

Compartilhe

Chefs-do-Brasil-e-da-Italia-iniciam-encontro-nacional-de-gastronomia-em-Domingos-Martins

Centenas de chefs do Brasil e da Itália estão em Domingos Martins, nas montanhas do Espírito Santo, participando da Convenção da Federação Italiana de Cozinha (FIC), que pela primeira vez é promovida fora de São Paulo. O evento conta com uma intensa programação voltada ao mundo gastronômico, nesta segunda-feira (24) e amanhã (25).

As atividades, voltadas à troca de experiências e capacitação dos chefs, donos de restaurantes, cozinheiros e estudantes de gastronomia, foram iniciadas na manhã de hoje, com falas dos representantes da FIC Brasil e, em seguida, foi reproduzindo um vídeo institucional sobre o turismo capixaba, já que a maior parte dos mais de 600 participantes não conhecia o Espírito Santo.

O pesquisador de história e professor da UFES Murilo Góes falou aos participantes sobre os pratos típicos do Espírito Santo e, em um resgate cultural, contou sobre as paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, sobre a moqueca e a torta capixabas, entre outros aspectos da culinária do Estado.

Os chefs Renato Santos e Regina Falqueto falaram sobre os pratos italianos presentes no cardápio das famílias do Estado, principalmente nos municípios com maiores descendências da cultura, como Venda Nova do Imigrante e Santa Teresa. O chef e organizador do evento no Estado, Ari Cardoso, comentou que toda a estrutura da Convenção foi montada com a ajuda de diversos parceiros e com a colaboração dos membros filiados à FIC no Espírito Santo.

A previsão é de que mais de cinco mil refeições sejam servidas nos dois dias de Convenção, e os pratos estão sendo preparados com ingredientes tipicamente capixabas. Um dos pontos altos da programação de hoje será uma mesa redonda, às 17h, com os chefs Eric Jacquin, Jimmy Ogro, Roberto Ravioli, Luiz Farias, Rogério Shimura, Cidinha Santiago e Enio Valli. Eles falaram sobre assuntos diversos da gastronomia.

Um jantar de gala, com comida típica veneta e trentina, em homenagem aos imigrantes das montanhas que vieram da região de Vêneto, na Itália, fechará a programação da noite.

No segundo dia, a manhã será destinada a aulas shows e apresentações de equipamentos e produtos de cozinha. O almoço será típico da culinária brasileira, com carnes feitas no fogo de chão. O tradicional tombo da polenta de Venda Nova do Imigrante encerrará a programação da Convenção. Apenas os associados à FIC poderão participar do encontro, mas a feira com as empresas de equipamentos de cozinha e com produtos do agroturismo capixaba está aberta ao público.

O chef italiano Rocco Pozzulo, o secretário da FIC Itália, Salvatore Bruno, o também chef e representante da entidade italiana, Gianluca Tomasi, além de diversos outros profissionais brasileiros e de outros países já estão no Hotel Fazenda China Park, que sedia o evento em Domingos Martins.

A Convenção é realizada pela FIC Brasil, com patrocínio da Peterfrut, Fecomércio/ES, Selita, Hotel Fazenda China Park, Colina Alimentos, Bem Brasil Alimentos, Nutriz, Vila Germânia, Queijos Criolo, FG Refrigeração e Equipamentos Comerciais, Barilla, Millar, Prática, FrofClean, SystemVac, Calafate, Uaine, Real Gelato e Cacau, 3 Corações, Água Pedra Azul, Cervejaria Altezza, Sicoob, Duda Travel e Empório 85, com apoio do  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), entre outras empresas.

Como fazer parte da FIC

Para fazer parte da associação, o interessado deverá ter algum vínculo com a gastronomia, e participar de alguns encontros didáticos – no decorrer de dois anos – que são realizados em Estados onde há participantes, ministrados por chefs experientes. Além disso, há uma taxa anual para os associados. Os integrantes também podem participar de eventos e cursos promovidos pela FIC, como também, da convenção anual.

CONVENÇÃO FIC 2022

Quando: 24 e 25 de outubro
Onde: Hotel Fazenda China Park, Domingos Martins-ES
Como participar: é preciso ser filiado à Federação Italiana de Cozinha (FIC)
Como se filiar: www.ficbrasile.com.br ou pelo telefone: (27) 99636-6899 (Ari Cardoso)

Veja também

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França

geral-14-06-ft-gov-es-arvore-fotovotaica

Parque Cultural Casa do Governador recebe árvore fotovoltaica

saude-14-06-ft-gov-es

Nova linhagem do Coronavírus foi detectada no Espírito Santo

policia-14-06-moto-roubada-mf

Motocicleta é furtada em Marechal Floriano e vítima diz que vai mudar de cidade

capa-coluna-vida-saudavel-2

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

politica-14-06-ft-assessoria-Janete-de-Sa-Desportiva-Ferroviaria

Estádio da Desportiva Ferroviária poderá se tornar patrimônio cultural material do Estado

mundo-14-06-ft-Divulgacao-Queen-Elizabeth-Hospital-vacina-cancer

Vacinas contra o câncer estão em testes no Reino Unido