Chefs brasileiros e internacionais provarão mais de 5 mil refeições com ingredientes capixabas

Publicado em 20/10/2022 às 14:22

Compartilhe

Chefs-brasileiros-e-internacionais-provarao-mais-de-5-mil-refeicoes-com-ingredientes-capixabas

Texto: Julio Huber

Com mais de 500 participantes já confirmados, a Convenção da Federação Italiana de Cozinha (FIC), que será realizada na próxima semana, em Domingos Martins, terá mais de cinco mil refeições preparadas para o público, formado por chefs, cozinheiros, donos de restaurantes e estudantes de gastronomia de 23 estados brasileiros e de diversos países, como da Itália, berço da federação.

De acordo com o chef Ari Cardoso, coordenador no Estado do evento gastronômico, a intenção é apresentar aos visitantes um pouco da culinária tradicional do Espírito Santo. “Nas nossas refeições e nos preparos das aulas-shows usaremos desde a carne de sol e a pimenta do norte capixaba até os frutos do mar do litoral. A polenta e o azeite de abacate de Venda Nova do Imigrante e o inhame das montanhas também estarão presentes”, destacou.

O evento, destinado a membros da federação e que pela primeira vez sai de São Paulo, será realizado nos próximos dias 24 e 25, no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins. Como a maioria dos participantes chega ao Estado nos dias anteriores ao evento, no dia 23 haverá um jantar de boas-vindas.

No primeiro dia de programação, após o café da manhã, será exibido um vídeo institucional sobre o turismo do Espírito Santo, seguido por palestras ministradas por chefs. O almoço terá como tema: “O mar e as montanhas capixabas”. Durante a tarde haverá mais três palestras e, ao final do dia, uma mesa redonda com o jurado do Máster Chef Brasil, Eric Jacquin, e os chefs Jimmy Ogro, Roberto Ravioli, Luiz Farias, Rogério Shimura, Cidinha Santiago e Enio Valli. Eles conversarão sobre temas variados da gastronomia.

Um jantar de gala, com comida típica veneta e trentina, em homenagem aos imigrantes das montanhas que vieram da região de Vêneto, na Itália, fechará a programação da noite.

No segundo dia, a manhã será destinada a aulas shows e apresentações de equipamentos e produtos de cozinha. O almoço será típico da culinária brasileira, com carnes feitas no fogo de chão. O tradicional tombo da polenta de Venda Nova do Imigrante encerrará a programação da Convenção. Apenas os associados à FIC poderão participar do encontro, mas a feira com as empresas de equipamentos de cozinha e com produtos do agroturismo capixaba será aberta ao público.

O chef italiano Rocco Pozzulo, o secretário da FIC Itália, Salvatore Bruno, o também chef e representante da entidade italiana, Gianluca Tomasi, além de diversos outros profissionais brasileiros e de outros países já confirmaram presença.

Como fazer parte da FIC

Para fazer parte da associação, o interessado deverá ter algum vínculo com a gastronomia, e participar de alguns encontros didáticos – no decorrer de dois anos – que são realizados em Estados onde há participantes, ministrados por chefs experientes. Além disso, há uma taxa anual para os associados. Os integrantes também podem participar de eventos e cursos promovidos pela FIC, como também, da convenção anual.

CONVENÇÃO FIC 2022

  • Quando: 24 e 25 de outubro
  • Onde: Hotel Fazenda China Park, Domingos Martins-ES
  • Como participar: é preciso ser filiado à Federação Italiana de Cozinha (FIC)
  • Como se filiar: www.ficbrasile.com.br ou pelo telefone: (27) 99636-6899 (Ari Cardoso)

Veja também

geral-24-06-ft-Divulgacao-Ibama

Servidores federais ambientais iniciam greve

cultura-24-06-ft-Cicecro-italemanha

Preparativos para a Italemanha em ritmo acelerado em Marechal Floriano

geral-24-06-ft-div-gov-es

Recurso emergencial chega a empresas afetadas pelas chuvas no Espírito Santo

brasil-24-06-ft-Reproducao-Twitter-enchente-RS

Nível do Guaíba sobe 23 cm e prefeitura emite alerta para inundações no RS

saude-24-06-ft-freepik-vacina

Saúde reforça importância da vacinação contra sarampo àqueles que vão à Olimpíada de Paris

turismo-24-06-ft-divulgacao-Rota-dos-Queijos

Rota dos Queijos em João Neiva: uma jornada de sabor e tradição

politica-24-06-STF-porte-maconha

STF retoma julgamento sobre porte de maconha para consumo

mundo-24-06-ft-reproducao-portal-ig

Médico brasileiro sobrevive à acidente que vitimou 9 pessoas na Namíbia, incluindo sua esposa