Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Dr. Jayme alerta para risco de queimaduras

Publicado em 07/06/2023 às 09:00

Compartilhe

junho-laranja

No mês de junho, o Brasil se une para apoiar a campanha “Junho Laranja”, uma iniciativa que busca conscientizar e prevenir acidentes envolvendo queimaduras. Nesse contexto, é importante destacar o papel desempenhado pelo Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, o maior hospital público do Espírito Santo e referência no tratamento de queimaduras em todo o Estado.

“Nossa luta é diária. Entretanto, todos os anos fazemos questão de participar da campanha ‘Junho Laranja’, promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). A data é um marco para o País. Durante todo o mês de junho, a fachada da unidade estará iluminada de laranja e outras ações serão desenvolvidas com o objetivo de conscientizar nossos colaboradores para o número elevado de acidentes”, explicou o diretor-geral do Hospital Dr. Jayme, Joubert Andrade da Silva.

Em um ano, de abril de 2022 a abril deste ano, a unidade realizou 2.240 procedimentos ambulatoriais no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). Foram 612 cirurgias e mais de 300 pacientes que precisaram de internação prolongada.

Uma das características mais importantes do CTQ do Hospital Dr. Jayme é sua equipe altamente qualificada e dedicada. São médicos especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais de saúde. Trata-se de uma equipe multidisciplinar, que trabalha para garantir o melhor tratamento possível aos pacientes.

“As queimaduras representam um sério problema de saúde pública, causando dor, sofrimento e deixando sequelas físicas e emocionais nas vítimas. Temos nos dedicado a oferecer cuidados especializados e de alta qualidade para aqueles que sofrem com queimaduras, restaurando suas vidas e proporcionando esperança”, completou a coordenadora do Centro de Tratamento de Queimados, Taís Cotias.

O Hospital Dr. Jayme conta com uma estrutura moderna e equipamentos avançados, que possibilitam a realização de procedimentos complexos e eficazes no tratamento de queimaduras. Desde os primeiros socorros até a reabilitação, o CTQ da unidade oferta um atendimento completo e integrado, com foco na recuperação e no bem-estar dos pacientes.

“A abordagem humanizada adotada pela equipe é um dos pontos fortes. Reconhecemos a importância do apoio emocional e psicológico durante o processo de recuperação. Os profissionais do hospital fornecem suporte integral aos pacientes e suas famílias, ajudando-os a enfrentar os desafios físicos e emocionais decorrentes das queimaduras”, explicou a diretora de Cuidados Integrais, Alessandra Bernardino.

Além de oferecer tratamento médico de qualidade, o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Dr. Jayme também desempenha um papel fundamental na prevenção de acidentes com queimaduras. Por meio de campanhas educativas, palestras e ações de conscientização, o hospital trabalha para informar a população sobre os riscos e medidas preventivas relacionadas a queimaduras, visando a reduzir o número de casos e a preservar a segurança e a qualidade de vida da comunidade.

“Neste ‘Junho Laranja’, devemos não apenas celebrar essa iniciativa, mas também reforçar a importância de investir na saúde pública e apoiar instituições, como o Hospital Dr. Jayme, que desempenham um papel vital na promoção do bem-estar e na recuperação daqueles que enfrentam traumas e desafios relacionados a queimaduras”, ressaltou a cirurgiã plástica do CTQ, a médica Marcelle Gaigher.

Fonte: Governo ES

Veja também

geral-24-06-ft-Divulgacao-Ibama

Servidores federais ambientais iniciam greve

cultura-24-06-ft-Cicecro-italemanha

Preparativos para a Italemanha em ritmo acelerado em Marechal Floriano

geral-24-06-ft-div-gov-es

Recurso emergencial chega a empresas afetadas pelas chuvas no Espírito Santo

brasil-24-06-ft-Reproducao-Twitter-enchente-RS

Nível do Guaíba sobe 23 cm e prefeitura emite alerta para inundações no RS

saude-24-06-ft-freepik-vacina

Saúde reforça importância da vacinação contra sarampo àqueles que vão à Olimpíada de Paris

turismo-24-06-ft-divulgacao-Rota-dos-Queijos

Rota dos Queijos em João Neiva: uma jornada de sabor e tradição

politica-24-06-STF-porte-maconha

STF retoma julgamento sobre porte de maconha para consumo

mundo-24-06-ft-reproducao-portal-ig

Médico brasileiro sobrevive à acidente que vitimou 9 pessoas na Namíbia, incluindo sua esposa