Ceasa/ES destaca os benefícios da couve

Publicado em 08/11/2017 às 14:11

Compartilhe

Ao passar dos anos, a couve ganhou espaço na alimentação dos brasileiros e começou a ser utilizada no preparo de sucos, vitaminas, sopas, e sanduíches. O aumento do consumo da hortaliça se deve as descobertas dos benefícios deste poderoso alimento para a saúde.

A couve é rica em cálcio e magnésio, ela carrega esses dois nutrientes na proporção adequada para promover a saúde dos ossos. Além disso, esses dois componentes são responsáveis por manter a pressão arterial controlada e diminuir o nível de gordura no corpo. A hortaliça também auxilia a combater problemas digestivos, menstruação dolorosa, artrite, cálculos renais, bronquite, e úlceras estomacais.

Segundo a nutricionista Matilde Alves, a hortaliça ainda possui outro benefício para a saúde “A couve possui substâncias que auxiliam na renovação das células do fígado. Por esse e outros benefícios à couve precisa ser inserida na alimentação. Uma boa dica é usar a hortaliça para o preparo de sucos verdes e tomar diariamente”, conta a nutricionista.

Além de fornecer diversos benefícios para a saúde, a couve pode ser uma grande aliada para a perda de peso, e na saúde da pele. A hortaliça possui uma boa quantidade de fibras que fornecem uma sensação de saciedade, e possui poucas calorias, sendo indicada para as dietas.

A vitamina A presente nas folhas, auxilia a diminuir o inchaço, a melhorar a textura da pele, e amenizar a acne. Já a clorofila, substância que da cor verde a couve é responsável por renovar as células do organismo e rejuvenescer a pele.

Renda para os produtores

Com a grande procura pelo produto, as vendas são positivas para os produtores capixabas, como é o caso do produtor de Santa Maria de Jetibá, Hilário Schreiber, que vende hortaliças no mercado da Ceasa há cinco anos.

“É uma venda positiva, em período de safra chego a vender até 70 caixas com 20 maços de couve em cada uma. A procura é grande, o que trago para cá todos os dias é vendido bem rápido, e acaba não sobrando nada”, conta o produtor.

De janeiro a outubro deste ano, a movimentação financeira com a venda do produto foi de R$732.718. Ao todo, foram vendidos 315 mil quilos da hortaliça

Plantio

O plantio da couve é bastante comum nos municípios da região serrana do estado, aonde o clima é favorável para a olericultura. O destaque na comercialização fica para o município de Santa Maria de Jetibá, responsável por 76% no número de oferta. Outros municípios como Marechal Floriano e Santa Teresa também somam um saldo positivo de participação.

Preço baixo

No mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), o maço da couve pode ser encontrado a R$0,50 durante todo o ano.

Veja também

capa

Natal em Araguaya começa neste sábado (07) e terá neve artificial

Imagem do WhatsApp de 2024-12-06 à(s) 13.17.33_95560bc1

Família busca por informações de homem desaparecido em Domingos Martins

Imagem do WhatsApp de 2024-12-06 à(s) 12.04.07_76a1428f

Ex-alunos do Prejuvenato São Francisco Xavier e do Colégio das Irmãs se reencontrarão em Domingos Martins

arte e cronica

A CIGARRA E O FURACÃO

Flag of South Korea , This is a computer generated and 3d rendered image.

Líder da oposição declara que a democracia da Coreia do Sul enfrenta seu “momento mais crítico”

redes sociais freepik

Decisão de Toffoli responsabiliza redes sociais por conteúdos ilegais publicados por usuários

CAPA 2

Servente se despede da Prefeitura de Domingos Martins após quase 43 anos de dedicação

close up hand businesswoman using calculator for calculate finance accounting in office

Prorrogado o prazo para finalizar adesão ao edital 03 do Regularize Capixaba