Católicos celebram Corpus Christi nas montanhas na próxima semana

Publicado em 12/06/2022 às 14:46

Compartilhe

Corpus-Christi-m

Texto e fotos: Julio Huber

Após dois anos de pandemia da Covid-19, quando muitas pessoas temiam sair de casa inclusive para celebrações religiosas, esse ano os católicos devem lotar as tradicionais festas de Corpus Christi nas montanhas, que será comemorado no dia 16 de junho.

A Paróquia de São Miguel Arcanjo, que tem como sede a comunidade de Araguaia, em Marechal Floriano, está preparando celebrações nas comunidades locais. Entre os dias 10 e 12 de junho, será realizado um tríduo preparatório na comunidade de São José, em Santa Maria. Famílias de comunidades locais participarão da confecção do tapete multicolorido e da solenidade no dia de Corpus Christi (16 de junho), que será a partir de 10 horas, em Santa Maria, cuja missa será celebrada pelo pároco, o padre Francisco Melo Cassaro, seguida de procissão com o Santíssimo sobre os tapetes.

Já na comunidade de São José, em Iriritimirim, Alfredo Chaves, o tríduo será entre os dias 15 e 17. A solenidade de Corpus Christi será no dia 19 (domingo), às 10 horas, com missa também presidida pelo pároco Francisco Melo Cassaro. Haverá procissão com o Santíssimo sobre os tapetes feitos pelas famílias da região.

Na Paróquia Sant’Ana, em Marechal Floriano, haverá a confecção de 500 metros de tapetes pelas famílias de 13 comunidades. A missa será presidida pelo pároco, o padre Marcos Brito, e terá início às 10h, no Ginásio Paulo Lorenzoni. Deste local, os fieis seguem em procissão até a igreja, acompanhando o Santíssimo, que será levado pelo padre sobre o tapete.

Em Santa Isabel, Domingos Martins, a celebração será no dia 16, com a missa iniciada às 09 horas, no seminário São Francisco Xavier, presidida pelo arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha. Em seguida haverá procissão sobre os tapetes, pelas ruas de Santa Isabel.

Na Paróquia do Santíssimo Sacramento, em Paraju, Domingos Martins, a comemoração da data será no dia 19, com celebração e procissão sobre os tapetes produzidos pelas famílias católicas da região, a partir de 10h, presidida pelo pároco, o padre Adilson Oliveira Silva. Em seguida haverá almoço comunitário, sorteio de uma moto e dois prêmios de R$ 1 mil, entre outras atividades.  

Na comunidade de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, a confecção dos tapetes começa no dia 15, às 8h, com a participação das famílias das comunidades da Paróquia São Pedro Apóstolo. No dia 16 haverá a missa, a partir de 10h, seguida de procissão e bênção do Santíssimo.

Veja também

Vacinacao-contra-a-gripe-e-ampliada-para-toda-populacao-capixaba

Vacinação contra a gripe é ampliada para toda população capixaba

Festival-de-Inverno-de-Domingos-Martins-tera-oficina-inedita-de-Orquestra-de-Papel-para-criancas

Festival de Inverno de Domingos Martins terá oficina inédita de Orquestra de Papel para crianças

EDP-alerta-para-cuidados-com-a-rede-eletrica-durante-as-festas-juninas

EDP alerta para cuidados com a rede elétrica durante as festas juninas

cadastros-ativos-m

Espírito Santo alcança três mil empreendimentos regulares no Cadastur

Acoes-previstas-no-Programa-Caminhos-do-Turismo-comecam-a-ser-realizadas

Ações previstas no Programa Caminhos do Turismo começam a ser realizadas

De-forma-gratuita-cursos-culinarios-sao-ofertados-em-Marechal-Floriano

De forma gratuita, cursos culinários são ofertados em Marechal Floriano

Meses-apos-Sao-Bento-de-Urania-ser-prejudicado-por-fortes-chuvas-rodovia-estadual-continua-com-buracos-e-barrancos

Meses após São Bento de Urânia ser prejudicado por fortes chuvas, rodovia estadual continua com buracos e barrancos

Marechal-Floriano-ganha-Academia-de-Historia-Artes-e-Letras

Marechal Floriano ganha Academia de História, Artes e Letras