Casos de dengue aumentam em 185% em Domingos Martins e prefeitura realiza mutirão de limpeza

Publicado em 02/02/2024 às 11:39

Compartilhe

geral-02-02-PMDM-capa-1

A Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental, está intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti nos primeiros dias de fevereiro. Mutirões de limpeza estão sendo realizados em regiões diferentes do município. O objetivo é eliminar os possíveis focos do mosquito que estão nas residências. As ações começaram ontem (1º), em Pedra Azul, e seguirão até a próxima terça-feira (06), sempre a partir das 8h, nas localidades indicadas.

O boletim epidemiológico divulgado no último dia (25), pela Secretaria de Saúde do Estado, apontou que o número de incidência de casos de dengue no município de Domingos Martins aumentou em 185% nas primeiras semanas do ano. O crescente número de casos indica uma alerta para o município, principalmente com o início do período das chuvas e das altas temperaturas, no qual o número de casos de dengue, chikungunya e zika tende a aumentar.

Em dezembro de 2023, o Ministério da Saúde emitiu um alerta de potencial epidemiológico da dengue no Espírito Santo para 2024. A Vigilância Ambiental Municipal informou que fez um levantamento do perfil dos locais em que se encontram focos de reprodução do mosquito e constatou que a maioria do acúmulo de lixo está em quintais domésticos, pneus velhos, garrafas e demais tipos de recipientes.

A gerente de Atenção Primária à Saúde, Laura Pansini, destacou a importância de abordar a prevenção da dengue e ressaltou que aproximadamente 75% dos criadouros do mosquito transmissor estão localizados em ambientes domiciliares. Laura informou que recentemente houve a reintrodução de dois sorotipos da dengue, o tipo 3 e 4, os quais são mais graves e precisam de mais cuidados. Isso preocupa especialmente grupos vulneráveis como crianças, adolescentes e idosos.

Laura Pansini enfatizou também a necessidade de ampliar os esforços para além do setor da saúde. “O combate ao mosquito Aedes aegypti exige uma abordagem abrangente, envolvendo não apenas as autoridades de saúde, mas também a participação ativa da população”, afirmou a gerente.

A prefeitura informou que está convidando a população a recolher o lixo de suas casas, quintais e terrenos baldios, e colocar nas calçadas para a prefeitura recolher. No dia do mutirão, além de recolher o lixo, os funcionários estarão nos pontos de encontro para se reunir com a população e caminhar pela cidade procurando criadouros do mosquito.

Confira o cronograma

02/02 (Hoje)
Paraju: Na praça próximo ao Correios
Ponto Alto: Em frente ao CRAS

05/02 (Segunda-feira)
Sede: Praça Dr. Arthur Gerhardt
Vila: Em frente à Igreja Maranata

06/02 (Terça-feira)
Santa Isabel: Ponto de encontro na Praça

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação/PMDM

Veja também

esportes-28-04-Foto-Erik-Araujo

Polenta Off Road 2024 deve reunir mais de mil competidores nas montanhas do Espírito Santo

geral-28-04-ft-MTE

Ministério do Trabalho e a luta por direitos das trabalhadoras domésticas

esportes-28-04-ft-Matchroom

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

saude-28-04-ft-div-sesa

Primeira visita canina traz alegria e esperança a paciente do Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”

brasil-27-04-Reproducao-Instagram-greve

Greve nas universidades federais ganha força e está prestes a completar um mês

saude-27-04-freepik-cancer-de-pele

Primeira vacina contra o câncer de pele é testada no Reino Unido

geral-27-04-foto-Edu-Andrade-Ascom-MGI

Governo sobe auxílio-alimentação de servidores federais para R$ 1 mil

esporte-27-04-ft-divu-futebol

Jogos da Copa Espírito Santo serão transmitidos ao vivo na TV aberta e internet