Casagrande sanciona projeto que cria a Rota Azul nas montanhas capixabas

Publicado em 28/03/2023 às 16:50

Compartilhe

Casagrande-sanciona-projeto-que-cria-a-Rota-Azul-nas-montanhas-capixabas

O governador Renato Casagrande (PSB) sancionou, na amanhã de hoje (28), no Palácio Anchieta, o Projeto de Lei (PL) 9/2023, de autoria do deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania), que foi aprovado pela Assembleia Legislativa e criou a Rota Azul, um estímulo a mais para desenvolver o turismo nos municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Castelo, na Região Serrana do Estado.

Na presença de parte dos 55 empreendedores que formam a Rota Azul, do deputado, de representantes do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e do prefeito de Venda Nova do Imigrante, João Paulo Mineti, o Paulinho Mineti, Casagrande afirmou que é uma alegria sancionar a lei de Gandini, aprovada pelos deputados, mas que, ao reforçar a melhoria da infraestrutura local (com a pavimentação e criação de um portal), haverá aumento da responsabilidade de todos. 

Com a lei em vigor, o Estado ganha uma nova rota de 30,5 quilômetros de extensão, que terá início no quilômetro 72 da rodovia estadual ES-164, em Domingos Martins. Em seguida, passará por Venda Nova do Imigrante e será encerrada no Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo.

Anúncio

“Trata-se de uma região muito bonita, com grande potencial a ser explorado. Mas, é fundamental manter a natureza preservada. Se não tivermos isso, a região perde seu charme, sua beleza. Quando você vai numa pousada, num restaurante, não quer ir só naquele local. Quer desfrutar: conhecer uma trilha, uma cachoeira, colher um morango. Nossa região é diferenciada por nossa diversidade de atrativos. Isso é uma dádiva que Deus que nos deu. É preciso preservar”, disse o governador Casagrande.

Para Gandini, trata-se de “um roteiro que convida visitantes, turistas e a população de modo geral a conhecerem o melhor da natureza dos três municípios das montanhas capixabas, que receberam influência das colonizações alemã e italiana e possuem alta frequência de turistas do Brasil e de outros países, com relevante interesse cultural”.

Ele destacou que a Rota Azul nasceu de uma articulação entre os comerciantes e fortalece a relação do poder público com o turismo, permitindo investimentos mais sólidos na região. “A partir da lei, haverá ações voltadas para a estruturação, com a pavimentação de estradas e construção de um portal”, esclareceu o deputado. 

Anúncio

Segundo Gandini, o objetivo é integrar as propriedades rurais, agroindústrias, empreendimentos e as belezas naturais. Para aprovar a lei, ele contou com o apoio dos comerciantes locais, entre eles a empresária Roberta Aguilar, uma das proprietárias do Grupo Khas, que abriu um espaço em 2020 e produz lavandas e cafés especiais.

“Há três anos, criamos um movimento particular de alguns empreendimentos, de forma voluntária. O sonho era tornar a Pedra Azul, Alto Caxixe, Braço do Sul e Forno Grande como importantes destinos turísticos nacionais. Unidos, criamos um grupo com o desejo de fazer acontecer. Agora, este sonho virou realidade”, declarou Roberta, destacando o papel de articulação de Gandini. 

Segundo ela, o deputado Gandini foi fundamental porque desarquivou o projeto e lutou pela sua aprovação. “A atuação dele foi muito célere. Ele veio na inauguração da rota, que também foi muito importante, e já temos o projeto de lei aprovado”, vibrou. 

Com a criação da rota, os empresários da região têm a expectativa que as prefeituras e o governo do Estado façam a pavimentação dos 19 quilômetros que faltam para complementar os 30,5 quilômetros totais que conectam os mais de 50 empreendimentos da rota. Além de contribuir para o turismo, a pavimentação deve auxiliar no escoamento de produtos agrícolas da região.

Segundo a empresária, os empreendimentos da região não enfrentam mais dificuldades em relação à localização porque a rota já se tornou conhecida por muitos turistas. No entanto, um dos problemas é a falta de infraestrutura para atender as demandas do agroturismo e dos moradores.

“Com os frequentes buracos durante as chuvas, os turistas e os trabalhadores não conseguem chegar por conta das estradas. Nós sempre precisamos pedir às prefeituras para fazer as manutenções e com a pavimentação os problemas serão reduzidos drasticamente”, declarou.

MELGAÇO – Além da sanção da Rota Azul, o governador e o deputado também terão agenda com os prefeitos de Domingos Martins, Wanzete Kruger, às 10h30. A pauta principal do encontro é o recapeamento do asfalto da rodovia ES-465, que liga a sede do município ao distrito de Melgaço.

Veja também

foto-redes-sociais-1

Genro é indiciado por feminicídio após morte de mulher em Afonso Cláudio

Rainha e princesas eleitas 2025

Oito jovens disputam título de Rainha da Festa do Morango em Domingos Martins 

capa

Prefeitura de Domingos Martins tem 10 dias para apresentar plano para canil superlotado

WhatsApp Image 2026-08-19 at 14.45.06

Treze anos depois, caso Claudiele Effgen terá novo julgamento em Marechal Floriano

WhatsApp Image 2026-08-19 at 11.00.38

Natal Premiado terá R$ 20 mil no Pix e 24 prêmios em Domingos Martins

pzzb1932

Comércio com Sudeste Asiático pode superar relações com EUA e UE, diz Mauro Vieira

Vacinas- Foto -Paulo PintoAgência Brasil

Dia D da Multivacinação acontece neste sábado em todo o país

DENIO ALBARO2

Sicoob lança agente de IA para automatizar operações de TI