Casagrande afirma ter “gratidão e cautela” sobre pesquisa que aponta sua vitória em primeiro turno no Estado

Publicado em 18/07/2018 às 16:44

Compartilhe

Em entrevista ao portal folhaonline.es, o pré-candidato ao governo do Estado, Renato Casagrande, afirmou que recebeu a notícia de que venceria em primeiro turno as eleições para o governo estadual com gratidão e cautela. “Fico feliz, pois esse resultado aponta o reconhecimento da população capixaba pela minha história política, como resultado do trabalho que fiz entre 2011 e 2014. E, com cautela porque esse é um retrato do momento atual, a campanha ainda não começou. Nosso foco, agora, é continuar trabalhando com afinco no projeto de governo que vamos apresentar”, explicou o ex-governador.

Quatro cenários foram pesquisados de forma estimulada – com a apresentação dos nomes dos candidatos –, três deles sem o governador Paulo Hartung (MDB), que já anunciou que não será candidato à reeleição. Neles, Renato Casagrande (PSB) venceria as eleições para o governo do Estado ainda no primeiro turno. Enquanto isso, na simulação com Hartung, Casagrande aparece na frente, diferente de outras pesquisas anteriores onde os dois estavam tecnicamente empatados.

cenário 1

cenário 2

cenário 3

cenário 4

Casagrande também aparece na frente de forma espontânea, ou seja, quando o nome é mencionado pelo próprio entrevistado.

pesquisa espontâneaA pesquisa também avaliou a taxa de rejeição dos candidatos, questionando o eleitor sobre quem não votariam de jeito algum. Paulo Hartung obteve o maior índice (24,6%), enquanto Renato ficou o menor (7,4%). Nesse questionamento, os entrevistados poderiam responder mais de um nome.

taxa de rejeiçãoRenato não deu detalhes sobre o cenário do governo, caso seja eleito. Para ele, o primeiro desafio é ganhar a eleição. O pré-candidato pelo PSB apenas afirmou que manterá o estilo que tem de governar, observando as necessidades atuais do Espírito Santo. “Queremos resgatar o dinamismo do Estado, com um diálogo permanente com a população e preocupação com as conta públicas, apresentando novos projetos e novos caminhos para retomar o nosso crescimento”, acrescentou.

De acordo com as informações da pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) sob o número ES-09041/2018, o Futura entrevistou 800 pessoas, em 20 municípios capixabas, entre os dias 10 e 13 de julho. A confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja também

corpo_49051_Solene-em-Comemoracao-ao-Dia-Nacional-do-Agricultor16072025KamylaPassos

Mais de 30 produtores rurais recebem Comenda do Mérito Agrícola na Ales

HQF_2885-1

Espírito Santo recebe líderes internacionais em evento preparatório para COP30

Imagem do WhatsApp de 2025-07-17 à(s) 11.01.00_0fd46b12

Arraiá movimenta Marechal Floriano neste sábado com música, fé e comidas típicas

_mg_5213

O Pix é nosso, my friend”: Governo brasileiro ironiza investigação dos EUA com publicação nas redes sociais

pzzb1916_0

Brasil manifesta indignação aos EUA por tarifa de 50% sobre produtos nacionais

WhatsApp Image 2025-07-16 at 14.28.51

Agentes de viagem do Sul do País chegam no Espírito Santo para atividades do Famtour

20250710_121202

Governo do Estado avança em parceria estratégica com a GWM Brasil

foto- julio huber

Espírito Santo terá quinta-feira de tempo firme e temperaturas estáveis