Casa d’Italia será instituída no Espírito Santo

Publicado em 06/04/2017 às 12:46

Compartilhe

Um sonho se tornará realidade para a comunidade ítalo-capixaba nesta quinta-feira (06). Será realizada a assembleia para a constituição do Instituto Casa d’Italia do Espírito Santo (ICIES). O evento será realizado às 14 horas, na Enseada do Suá, em Vitória.

Entre os principais objetivos da Casa d’Itália estão: dar visibilidade ao Espírito Santo quanto a importância da colonização italiana, especialmente em seu protagonismo como berço da imigração italiana no Brasil; dar suporte e fortalecer as associações de cultura italiana no Espírito Santo; reivindicar junto às representações diplomáticas italianas no Brasil atendimento rápido e eficaz nos serviços aos descendentes e aos cidadãos italianos no Espírito Santo, fortalecer as relações e ampliar o intercâmbio entre os ítalo-capixabas e as demais etnias que compõem o mosaico cultural capixaba e fortalecer e ampliar as relações comerciais entre a Itália e o Espírito Santo.

A criação do instituto vem sendo articulada há mais de um ano, e seus membros buscam agora uma sede física. Conversas já foram iniciadas com a Prefeitura de Vitória, sobre a possibilidade de se utilizar o antigo imóvel localizado na Chácara Von Schilgen como espaço destinado à Casa d’Italia. A proposta foi bem recebida pela prefeitura.

A assembleia terá a presença de representantes do Comitato degli Italiani all’Estero (Comites) do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, com o apoio da Associação de Língua e Cultura Italiana do Espírito Santo (Alcies), do Patronato INAS (Istituto Nazionale Assistenza Sociale), da Camera di Commercio Brasil-Italia, demais entidades italianas e da sociedade ítalo-capixaba.

O Comites possui 16 representantes, sendo que 5 são capixabas: os conselheiros Cilmar Franceschetto, Rita Bortoluzzi Herzog, José Renato Margon, João Otávio de Carli e Fernanda Coutinho, que farão parte da diretoria do Instituto.

Saiba mais:

O que: Assembleia de constituição do Instituto Casa d’Italia do Espírito Santo
Quando: Quinta-feira, 6 de abril
Horário: Às 14 horas
Local: Auditório do Sincades, Palácio do Café, 12º andar (Av. Nossa Sra. dos Navegantes Nº 675, Enseada do Suá, Vitória, ES).

Veja também

brasil-15-07-ft-reproducao-arquivo-pessoal-portal-ig

Picada de aranha mata turista na Bahia e amigo da vítima acusa restaurante

mundo-15-07-ft-divulgacao-Roberto-Cardassi

Empresário brasileiro suspeito de dar golpe de R$ 160 milhões é detido em Portugal

mat-paga-15-07-mundo-aviator

Os Melhores Jogos Crash Online – Diversão e Lucros Garantidos

mat-paga-15-07-ft-istockiphoto

O Papel da Psicologia nas Apostas

esporte-15-07-ft-div-gov-es-ginastas-capixabas

Dupla capixaba da ginástica rítmica garante pódio por equipe em última competição antes da Olimpíada

saude-15-07-ft-div-SESA-cirurgia

Espírito Santo soma mais de 70 mil cirurgias eletivas realizadas neste ano

geral-16-02-policlinica-pmmf

Vagas de emprego com salários de quase R$ 2 mil em Marechal Floriano

cultura-15-07-ft-divulgacao-candidatas-festa-morango

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango