Carnaval em Marechal Floriano foi momento de saúde e bem-estar com arteterapia para crianças

Publicado em 17/02/2024 às 18:23

Compartilhe

arteterapia

O Carnaval em Marechal Floriano também foi um momento de saúde. Durante a última semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu ações de arteterapia para as crianças que fazem acompanhamento psicológico na rede municipal de saúde. O projeto teve como tema o Carnaval da cidade.

Durante a sessão, as crianças puderam desenvolver máscaras, adereços carnavalescos e aprender sobre a cultura brasileira municipal. O intuito da ação é interagir de forma diferente com os pequenos, incentivando a criatividade, estimulação da coordenação motora e concentração. Dessa forma, é possível trabalhar sentimentos e emoções através da arte.

A psicóloga clínica Francini A. Martins conta que as sessões podem ser individuais ou em grupo, atendendo diversas idades e proporcionando reflexões, redução de estresse e enfrentamento de situações desconfortáveis. Segundo a psicóloga, essa modalidade terapêutica contribui para a compreensão de dificuldades e oferece ferramentas para resolução de problemas.

“Gosto de trabalhar o lúdico e a arte com as crianças, pois além de fortalecer o vínculo terapêutico, os pacientes expressam de forma mais espontânea, se abrindo mais e permitindo progressos importantes na psicoterapia”, disse Francini Martins.

As práticas integrativas e complementares têm ganhado espaço na psicologia, como é o caso da arteterapia. Essa abordagem utiliza a expressão artística para explorar a criatividade e o autoconhecimento, sendo agora oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) devido aos benefícios comprovados.

Veja também

mundo-24-04-ft-JIM-WATSON

EUA promete enviar ajuda militar à Ucrânia nas próximas horas

politica-24-04-freepik-arma

Projeto quer estabelecer multa para crimes com arma de fogo

agro-24-04-ft-Arquivo-Paulo-Cordeiro

Agricultores familiares acessam políticas públicas de comercialização e melhoram renda com apoio do Incaper

geral-24-04-ft-div

Projeto Jovem Perito da Polícia Científica está com agenda de 2024 aberta

saude-24-04-ft-freepik

Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no Espírito Santo

geral-23-04-Foto-Osvaldo-Paula-Galote-Junior

Dia Mundial do Livro: leitura transformou a vida de um jovem em Domingos Martins

geral-23-04-ft-div

Programa Acredita começa hoje e prevê facilidade aos MEIs em negociação de dívidas

geral-23-04-ft-div-gov-es

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza