Capixaba recebe título de Máster Chef da cozinha italiana

Publicado em 26/10/2022 às 08:40

Compartilhe

Capixaba-recebe-titulo-de-Master-Chef-da-cozinha-italiana

A Convenção da Federação Italiana de Cozinha (FIC), que pela primeira vez foi realizada no Espírito Santo, reservou diversas surpresas aos participantes, durante dois dias de atividades. Uma delas foi o reconhecimento com o título de Máster Chef a Ari Cardoso, que coordenou a edição 2022 da Convenção.

Ari, que é natural da Paraíba, escolheu o Espírito Santo para fazer sua carreira na cozinha. Ele tem um restaurante com seu nome em Pedra Azul, Domingos Martins, e presta consultorias em todo o Estado. O título concedido ontem (25) a ele é um reconhecimento profissional ao chef associado à FIC, por ter sempre respeitado a tradicional culinária italiana, tendo atuado no mínimo por 25 anos comprovados, além de ser associado FIC Brasile por pelo menos cinco anos.

A medalha deve ser indicada por um membro da diretoria, aprovada pela maioria e sancionada pelo presidente da delegação brasileira. É o maior título concedido a um chef no Brasil dedicado à culinária italiana. Em seu discurso, Ari Cardoso se emocionou ao falar da homenagem e também sobre o Espírito Santo. Ele afirmou que apenas guardará o título, que representa todos os chefs capixabas dedicados à cozinha italiana.

“Eu vim ao Espírito Santo, há 11 anos, com R$ 280,00 no bolso. Cheguei a trabalhar em troca de um lugar para dormir e um prato de comida. Com muita honestidade e trabalho conquistei meu espaço e hoje sou reconhecido no meu Estado. Eu defendo o Estado do Espírito Santo mais que muitos capixabas. Em minha opinião, é o maior Estado do Brasil, e a prova foi esse evento que realizamos nesses dois dias. Viramos a página da gastronomia capixaba e passamos a ser vistos com outros olhos”, afirmou.

Ari se referiu ao sucesso da Convenção da FIC, que pela primeira vez foi realizada fora de São Paulo. Mais de 500 pessoas, entre chefs, cozinheiros, donos de restaurantes e estudantes de gastronomia de 23 Estados brasileiros e de outros países, participaram do evento gastronômico, que ocorreu no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, nas montanhas do Espírito Santo.

O presidente da FIC Brasil, Bruno Stippe, elogiou a organização da Convenção, que a considerou um sucesso absoluto. “Sucesso era o que nós esperávamos, mas foi muito mais do que isso. Estávamos ansiosos e com muita expectativa, porque foi o primeiro evento nacional realizado fora de São Paulo. Acreditamos muito na capacidade do Ari em conduzir a organização. Quando chegamos e vimos tudo tão bonito, foi emocionante”, relatou.

Stippe destacou a participação da comitiva da Itália, que veio ao Espírito Santo para a Convenção. “É uma responsabilidade ainda maior, porque eles analisaram tudo, mas eles se surpreenderam. O presidente mundial da FIC, Rocco Pozzulo, afirmou que o nosso evento é de nível internacional. Para nós é muito gratificante terminar a Convenção com esse aproveitamento e com esse resultado tão importante demonstrado pela emoção de nossos associados”, enfatizou.

No primeiro dia do evento, o chef Sérgio Viggiano foi nomeado diretor de nacional de Comunicação e Marketing da FIC Brasil. “Foi uma surpresa ser nomeado diretor. Trabalhamos para atender a todos os mais de 600 chefs de todo o Brasil, e é uma honra poder contribuir ainda mais para a FIC”, disse.

O diretor geral da entidade brasileira, Lino Iuliani, comentou sobre a expectativa de aumento do número de associados. “A cada ano estamos quase dobrando o número de associados. Esperamos que até o ano que vem teremos mais de mil associados no Brasil. É muito importante dividir os conhecimentos e estar envolvido com chefs que atuam na mesma área”, destacou.

A programação da Convenção FIC, que ocorreu nos últimos dias 24 e 25, contou com aulas-show gastronômicas, apresentação de equipamentos para cozinha e de produtos culinários, almoços e jantar especiais, palestras de chefs renomados e uma feira com o agroturismo capixaba. O evento foi encerrado com o tradicional tombo da polenta de Venda Nova do Imigrante.

Veja também

Drymoluber-brazili_ThiagoMarcial-capa-2

Espécies raras de cobras são redescobertas no Espírito Santo depois de décadas

agro-04-03-incaper

Incaper e parceiros vão promover eventos para valorização e empoderamento da mulher rural

capa-coluna-vida-saudavel

Epidemia de obesidade afeta mais de 62,6% das mulheres no Brasil

mundo-04-03-Divulgacao-UNRWA

Israel aceita acordo de cessar-fogo por seis semanas, diz EUA

policia-04-03-Ayrton-Freire-Inter-TV-Cabugi

Fugitivos de Mossoró invadem galpão de fazenda e polícia faz cerco

dengue-ms

Espírito Santo recebe lançamento de campanha nacional contra a dengue

cafe-conefora

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

agropecuaria

Crescimento da economia brasileira é impulsionado pela alta de 15% da agropecuária em 2023