Cão adestrado do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano ajudou a encontrar vítimas em Afonso Cláudio
Publicado em 15/08/2018 às 12:50


Na última semana, o cão da raça Belga Malinois “Hund” farejou os dois pedreiros feridos e um falecido no acidente com a queda de um imóvel em Afonso Cláudio. O animal que colaborou no trabalho recebeu as noções de adestramento pelo sargento Pires e o cabo Goulart, do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Marechal Floriano.
Além de “Hund”, os dois bombeiros militares da corporação destacada em Marechal Floriano realizam o mesmo trabalho de adestramento com o filhote “Bucky”, que já está praticamente preparado para enfrentar situações como a que ocorreu em Afonso Cláudio.
Os dois cães recebem adestramento de qualidade podendo se comparar com padrão internacional, devido a aptidão de serviço formada no máximo em 19 meses de trabalho. Além do salvamento de pessoas acidentadas com a queda de barreiras, deslizamento de barrancos, os cães são preparados para soterramentos, como o que ocorreu em Afonso Cláudio.
Os animais para adestramento são retirados da companhia da mãe após seis dias, segundo Pires e Goulart. “O desenvolvimento do nosso trabalho depende somente do filhote”, afirmam os colegas de farda Pires e Goulart, lembrando que o prazer de trabalhar com adestramento dos cães é imensurável. “Salvar vidas é o máximo”.
Na opinião de Vagner Silveira, morador de Marechal Floriano, o sucesso dessa missão em Afonso Cláudio se deve aos adestradores dos animais, que mostraram alto teor de profissionalismo. “Não é para qualquer pessoa este tipo de trabalho. Tem de haver paciência e muito amor à causa”, disse e complementou: “O Corpo de Bombeiros está de parabéns pelo trabalho desenvolvido de um modo geral em Marechal Floriano e vizinhanças”.