Cansado de perder? Aprenda 5 truques matemáticos para vencer no jogo, do pôquer ao Monopoly

Publicado em 17/02/2022 às 08:19

Compartilhe

Cubo rubik

Se você se encontra muitas vezes do lado do perdedor e precisa de ajuda para vencer em alguns dos jogos mais populares do mundo, a matemática está do seu lado. Bastam algumas estratégias simples para derrotar os seus oponentes e aprender a dominar alguns dos seus jogos favoritos. A matemática pode ajudá-lo a obter uma melhor classificação no pôquer, no Monopoly e no pedra, papel e tesoura (também conhecido como jokenpô) e garantir vitórias com 100% de eficácia no 4-em-linha e no jogo da velha. Curioso?

Pôquer

No pôquer, começar com um par de Reis equivale a uma odd de 3.42 para 1.

O pôquer é um jogo muito complexo que reúne várias componentes de estratégia. Ainda que o pôquer não possa ser batido apenas com base em matemática, as probabilidades são muito importantes para o desempenho na mesa de jogo.
Com base na informação a que você tem acesso, é possível determinar qual é a hipótese de sucesso da sua mão. A partir daí, você pode jogar segundo as probabilidades e fazer apostas de modo mais seguro e consciente.
No entanto, calcular probabilidades complicadas em tempo real exige muito treino e sabedoria. Felizmente, a maior parte dos jogos de pôquer da atualidade são disputados na Internet. Se você é fã de pôquer online, ferramentas como a calculadora de poker podem estimar as probabilidades da sua mão de modo automático. É um requisito praticamente obrigatório para qualquer fanático do pôquer!

4-em-linha

Um passatempo divertido e pouco exigente, o 4-em-linha é um jogo de tabuleiro em que o primeiro jogador a formar uma linha de quatro é determinado vencedor. O canal de YouTube Numberphile analisou o 4-em-linha e determinou que, se um jogador não cometer erros, existe um método 100% seguro para vencer e uma maneira 100% inevitável de perder.
Se você que ganhar, ser o primeiro a jogar é muito útil. Afinal, o jogador que colocar um disco no quadrado do meio tem a vitória assegurada. Pelo contrário, o jogador que colocar o seu primeiro disco num dos quadrados do canto perde sempre. Se você quiser uma explicação matemática mais detalhada, basta dar uma olhada no vídeo.
Segundo os especialistas, colocar o primeiro disco no centro garante sempre a vitória num máximo de 41 jogadas. Um resultado positivo ou negativo fica sempre garantido independentemente da estratégia utilizada por seu oponente.

Pedra, papel e tesoura

Em 2014, um grupo de investigadores chineses analisou centenas de jogos de pedra, papel e tesoura e determinou qual é a maneira mais eficaz de vencer. Num jogo de pedra, papel e tesoura entre computadores seria impossível utilizar esta estratégia. Mas num jogo entre seres humanos, o conhecimento básico de uma das falácias do pensamento mais comuns é suficiente para bater o adversário (quase) sempre.
Os seres humanos são criaturas emocionais, que reagem de forma inconsciente a estímulos de castigo e recompensa. Por esse motivo, eles tendem a escolher a mesma opção na pedra, papel e tesoura após vencer e a não repetir a sua escolha após perder. Como só existem três opções, fica muito mais fácil ganhar na pedra, papel e tesoura com a ajuda deste pequeno truque.

Jogo da velha

Ganhar no jogo da velha com a ajuda da matemática não podia ser mais simples—basta ser o primeiro a jogar. Se assim for, você pode vencer todas as suas partidas no jogo da velha seguindo apenas uma regra. O truque é evitar o quadrado do centro e escolher sempre os quadrados dos cantos. Assim que um jogador escolhe dois quadrados do canto, ele passa a garantir (no mínimo) o empate. No caso de você ser o segundo a jogar, o método matematicamente mais seguro é selecionar imediatamente o quadrado do meio.

Monopoly

Estatisticamente, a casa da cadeia é a mais visitada do tabuleiro.

O Monopoly é um jogo de tabuleiro que imita os altos e baixos do capitalismo e do mercado de imóveis em particular. Bater o Monopoly não é fácil e uma mera partida pode levar várias horas. Naturalmente, não existe uma estratégia garantida para vencer no Monopoly. Mas existe um pequeno truque que pode ajudá-lo a tomar decisões mais inteligentes na hora de comprar casa.
Os especialistas analisaram o tabuleiro de Monopoly e concluíram que a casa da cadeia é a mais visitada pelos jogadores. Por esse motivo, escolher as propriedades que se encontram à distância de um lançamento de dado da casa da cadeia é a opção estatisticamente mais inteligente para vencer no Monopoly.
Como os seus adversários têm que pagar sempre que vão dar a uma das suas propriedades, as casas na coluna da casa da cadeia acabam por ser as mais valiosas do tabuleiro.

Dica extra: cubo de Rubik

Para vencer o cubo de Rubik, repita os seguintes movimentos: gire a coluna do lado esquerdo na direção contrária à dos ponteiros do relógio e gire a coluna de cima para o lado direito.
Pode demorar algum tempo, mas eventualmente as faces do cubo vão se alinhar na perfeição se você repetir estes dois movimentos sequencialmente.

Veja também

politica 12-09 - Foto Ricardo Stucker-PR

Isenção de Imposto de Renda para quem ganha R$ 5 mil é apresentada a Lula

brasil 12-09 - ft Divulgação -Corpo de Bombeiros MG

Floresta da Faber-Castell é atingida por incêndio em Minas Gerais

mundo 12-09 - ft Fidel Forato - space X

Empresa SpaceX lançou o primeiro foguete para caminhada espacial privada

politica 12-09 - Foto Rodrigo Zaca-Governo-ES

Governo realiza formatura de dois mil alunos do Programa Qualificar ES na Grande Vitória

geral 12-09 - ft gov es - projeto coro Max Carvalho

Projeto capixaba de coristas fica em segundo lugar em festival de coros na Croácia

esporte 12-09 - ft gov es - Taekwondo

Capixabas participam do Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo

Acidente com morte Posto do Café 01

Homem morre em grave acidente na BR-262 em Marechal Floriano

cultura 11-09 - ft divulgação - encontro carros antigos

Fim de semana terá 5º Encontro de Carros Antigos de Domingos Martins