Campanhas de vacinação contra a poliomielite e multivacinação têm início na segunda-feira (05)

Publicado em 30/09/2020 às 16:33

Compartilhe

Na próxima segunda-feira (05) tem início em todo Espírito Santo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças de um ano a menor de cinco anos de idade – mesmo as já vacinadas anteriormente –, e a Campanha Nacional de Multivacinação para a atualização da caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Ambas as campanhas ocorrem até o dia 30 de outubro, sendo o próximo dia 17, o dia “D” de divulgação e mobilização nacional.

As ações têm como objetivos a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País, a diminuição da incidência das doenças imunopreveníveis, além de contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, da Secretaria da Saúde (Sesa), Danielle Grillo, também é uma importante oportunidade de as famílias poderem atualizar a situação vacinal de suas crianças e adolescentes.

“Devido à pandemia do novo Coronavírus observamos uma queda em torno de 20% da cobertura vacinal no Estado. Com a Multivacinação e a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite temos a oportunidade de resgatar crianças e adolescentes não vacinados ou com cartão de vacina incompleto”, disse.

A coordenadora lembrou ainda que a imunização é responsável pela eliminação de doenças no País, como a poliomielite e a rubéola e o controle de várias outras. “E é importante mantermos a vacinação em dia, a exemplo do cenário preocupante com 21 estados registrando casos confirmados do sarampo neste ano”, explicou Danielle Grillo.

Para a Vacinação contra a Poliomielite, a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%, com estimativa de imunizar cerca de 204.269 crianças no Espírito Santo. Já para a Multivacinação, o objetivo é imunizar a população não vacinada ou com esquemas incompletos, menores de 15 anos de idade (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) de acordo com o calendário. A imunização ocorrerá nas 493 salas de vacinação dos 78 municípios do Estado.

Veja também

feira agro 2025 em smj

Nater Coop anuncia datas da Feira Agro 2025, com edição em Santa Maria de Jetibá

empresas 2025

Início de 2025 já registra recorde histórico de abertura de empresas no Estado

policias penais formados

Governo do Estado realiza formatura de 353 novos Policiais Penais

Foto-lavoura de cafe conilon, comunidade Bom Ver, em Alegre - crédito Daniel Borges-Incaper

Cafeicultura: quatro municípios recebem eventos de capacitação do Incaper

julio-huber-768x432-1

Confira se o calorão vai continuar neste fim de semana no Espírito Santo

pint3059

Duas pessoas morrem em queda de avião em São Paulo

Cacau

Incaper leva conhecimento a produtores de cacau em fevereiro

Banner site sesport

Capixabas representam o Espírito Santo na primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2025