Caminhada do Imigrante refaz trajeto dos primeiros habitantes de Santa Maria de Marechal

Publicado em 08/12/2021 às 08:40

Compartilhe

Caminhada-do-Imigrante-refaz-trajeto-dos-primeiros-habitantes-de-Santa-Maria-de-Marechal-2

Texto: Cícero Modolo / Fotos: Divulgação

Um percurso realizado por imigrantes europeus entre os municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo, será refeito no próximo sábado (11), na 16º Caminhada do Imigrante. De acordo com a organização, cerca de 400 pessoas devem participada caminhada de 21 quilômetros, que acontece anualmente, como parte da programação da Festa do Café, que acontece no próximo fim de semana, em Santa Maria, distrito de Marechal Floriano.

A proposta da caminhada é convidar capixabas a conhecerem o caminho percorrido pelos primeiros imigrantes alemães que passaram pela comunidade de Santa Úrsula, em Domingos Martins, até Santa Maria de Marechal. Às 6h sairá um ônibus de Santa Maria, levando moradores da região até o ponto de partida da caminhada.

Quem quiser participar da caminhada basta se inscrever, doando dois litros de leite. Como o intuito do grupo não visa lucro, toda a arrecadação será revertida para o Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), de Domingos Martins. “E fazemos sempre com intuito social, pois a inscrição é dois litros de leite”, disse uma das organizadoras, CristianyKruger. A inscrição pode ser feita pelo telefone: (27) 99996-6753.

Os participantes se concentraram na comunidade de Santa Úrsula, em Soído de Cima, Domingos Martins, às 7h, e poderão se preparar antes do longo percurso. “Temos carro de apoio em todo trajeto. Fazemos a primeira parada na comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, já em Marechal, para tomarmos café. Depois continuaremos até a segunda parada, na casa da família de Adalto Borsonelo, onde ele e sua família nos receberam com muito carinho nos presenteando com um lanche”, disse a Cristiany.

O trajeto é bem tranquilo, e após aproximadamente três horas de caminhada começa um trecho 300 metros, quando os participantes deixam a estrada principal e entram em uma trilha no meio da mata. “Além de o exercício físico ser prazeroso, quemrefazesse antigo trajeto tem a oportunidade de aproveitar a paisagem da região, e o ponto final é em Santa Maria, durante a tradicional Festa do Café, que estará na sua 27ª edição este ano”, disse.

IMIGRAÇÃO –No ano de 1879 os descendentes alemães desembarcaram no porto de Vitória, subiram próximo ao rio Jucu e chegaram onde hoje é o distrito de Santa Isabel, em Domingos Martins. Depois, um grupo foi até a localidade de Soído de Cima, onde fica a comunidade de Santa Úrsula, e de lá seguiram com destino a desbravar uma nova região.

Passaram por Soído de Baixo, onde fica hoje a comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, e subiram por uma trilha ate chegaram a Alto Rio Fundo. De lá passaram por uma trilha, que hoje é o Vale do Huber, até chegarem a Santa Maria, onde desbravaram e fundaram a comunidade de São José, onde acontece a Festa do Café.

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-07-09 à(s) 16.52.50_5813a06f

Empresária de Marechal Floriano tem caminhão incendiado por índios durante protesto

WhatsApp Image 2025-07-09 at 11.51.01

Governo do Estado anuncia pagamento do Bônus Desempenho

Transcapixaba Hike and Fly. Fotos Divulgação (16)

Espírito Santo recebe terceira edição da Transcapixaba Hike and Fly, com atletas do Brasil e do exterior

Cafe-Tres-Anas_senar-1024x683

Irmãs transformam sítio em referência na produção de café especial em Muniz Freire

Espetáculo de dança 7fm de Iker-Karrera. Foto Francisco Ares

Parque Cultural Casa do Governador recebe festival internacional ‘Dança em Trânsito’ neste domingo (13)

40555cb4-6daf-4e36-9eea-07ab25288a4f

Campanha nacional reforça testagem e prevenção das hepatites virais

IMG_5681

Estado amplia alcance de central de libras e adere ao plano nacional ‘Novo Viver sem Limite’

Encontro Capixaba Mulheres do Agro - 2024

Mulheres do agro ganham destaque na maior feira do setor no Espírito Santo