Câmara dos Deputados do Chile aprova abertura de impeachment de Sebastián Piñera

Publicado em 09/11/2021 às 09:50

Compartilhe

104035


source
Sebastián Piñera, presidente do Chile
Cesar Itiberê/PR

Sebastián Piñera, presidente do Chile

A Câmara dos Deputados do Chile aprovou nesta terça-feira (9) a abertura do impeachment do presidente Sebastián Piñera . O motivo é o envolvimento do chefe do Executivo com a venda de uma empresa mineradora nas Ilhas Virgens, um paraíso fiscal. O caso faz parte das descobertas do Pandora Papers.

A Câmara reuniu os 78 votos necessários para a abertura do processo. Para que o impeachment avance no Senado, é preciso dois terços dos votos favoráveis ao afastamento. Caso passe nas duas casas, Piñera será retirado do cargo e ficará impossibilitado de exercer funções públicas pelo período de cinco anos.

Documentos revelados pelos Pandora Papers  revelam que Piñera teria cometido ter irregularidades ao vender a Dominga, uma empresa de mineração do presidente chileno ao empresário Carlos Alberto Délano. O negócio teria ocorrido em 2010, durante o primeiro mandato de Piñera como presidente do Chile.

Fonte: IG Mundo

Veja também

vacina-08-12-freepik

Idosos e imunocomprometidos já podem receber a segunda dose de reforço da vacina bivalente no Estado

dor-08-12-freepik

Pesquisa aponta que quase 37% dos brasileiros acima de 50 anos têm dores crônicas

tempo-08-12-freepik

Sexta-feira inicia com calor e previsão de instabilidade ao longo do dia no Espírito Santo

agua-08-12-ft-Julio-Huber

Falta de chuva faz governo do Espírito Santo decretar estado de alerta

prf-08-12

Foram aplicadas 158 multas e apreendidos 12 veículos em operação nas montanhas

acidente-07-12-ibatiba-capa

Carreta pega fogo na BR-262 e pista precisou ser interditada

sao-gabriel-07-12-livro-divulgacao-capa

Sucesso Literário: Lançamento do Livro “Poesias para o Espírito Santo” encanta São Gabriel da Palha

pmmf-07-12

Prefeitura de Marechal Floriano anuncia novas melhorias em praça esportiva