CAGED aponta criação de 253 mil empregos formais em outubro no país

Publicado em 30/11/2021 às 17:51

Compartilhe

107392


source
CAGED aponta criação de 253 mil empregos formais em outubro
MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

CAGED aponta criação de 253 mil empregos formais em outubro

O Brasil criou 253.083 vagas de emprego formal no mês de outubro e soma 2.645.974 postos de trabalho nos dez primeiros meses de 2021. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho.

O mercado de trabalho formal vem registrando saldos positivos desde julho de 2020 – a exceção foi dezembro, que teve saldo negativo. No entanto, o bom desempenho não foi tão forte assim. Ajustes na série do Caged diminuíram o saldo do ano passado em 46,82% em relação ao divulgado pelo próprio governo no mês de janeiro.

O desempenho do mercado formal reflete a retomada da economia no período de reabertura da pandemia da Covid-19. Também mostra os efeitos do programa de manutenção do emprego e renda (BEm), que permite a suspensão de contratos de trabalho e redução de jornada e salários, com um período subsequente de estabilidade no emprego, contribui para a manutenção desses postos.

Leia Também

Caged X Pnad

O resultado do Caged difere do retratado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do IBGE. A última rodada do levantamento, também divulgada nesta terça-feira, aponta uma diminuição na taxa de desemprego no Brasil, que foi de 12,6% no terceiro trimestre.

Ainda assim, há 13,5 milhões de brasileiros procurando por trabalho. O perfil das vagas criadas na reabertura, com menor qualificação e retorno do mercado informal, associada ao aumento da inflação provocaram forte queda na renda média do trabalhador.

A Pnad considera vagas formais e informais, e apresenta dados trimestrais. Já as informações do Caged refletem números mensais apenas de empregos formais.

Enquanto a pesquisa do IBGE investiga todos os tipos de ocupação, nos mercados formal e informal, além de empresários e funcionários públicos, o Caged só considera aqueles que trabalham com carteira de trabalho assinada.

Veja também

© 01/09/2021/Rovena Rosa/Agência  Brasil

Covid-19: Brasil registra 259 mortes e 83,3 mil novos casos

© Érico Filipe/EBC

Queiroga diz que prioridade é ampliar vacinação contra covid-19

© Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Eliminatórias: Brasil inicia preparação para jogo contra Equador

© Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil

STF determina prisão domiciliar para Roberto Jefferson

114082

Bolsonaro troca social por eleitoral no Orçamento, dizem especialistas

© Tony Heff

Surfe: Medina anuncia que não disputará 1ª etapa do Circuito Mundial

© REUTERS/Alberto Lingria/direitos reservados

Técnico Roberto Mancini convoca brasileiros para a seleção Italiana

© Matsui Mikihito/CPB/Direitos Reservados

Coluna – Pandemia ainda desafia planejamento do ciclo paralímpico