Cafés especiais produzidos por mulheres capixabas ganham espaço no mercado mineiro

Publicado em 08/01/2026 às 08:02

Compartilhe

café de mulheres capixabas

Foto: Divulgação/Governo ES

Com apoio do projeto Mulheres do Café, coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), 20 cafeicultoras do Espírito Santo conseguiram acessar o mercado de cafés especiais de Minas Gerais, Estado com forte tradição na cafeicultura. Em dezembro, os produtos delas passaram a ser comercializados na cidade histórica de Tiradentes, em estabelecimento especializado em cafés produzidos por mulheres.

A oportunidade foi viabilizada por meio da parceria do projeto com a cafeteria Café da Madre, que reserva espaço de destaque em suas prateleiras para os cafés das capixabas. O cardápio reúne produtos das espécies arábica e canéfora, evidenciando a diversidade de origens, perfis sensoriais e sistemas produtivos do Espírito Santo.

A articulação com o empreendimento mineiro teve início durante a Semana Internacional do Café (SIC) de 2024, quando o proprietário conheceu, no estande do Espírito Santo, o projeto Mulheres do Café. A partir desse contato, foi iniciado um diálogo com a coordenação do projeto, que resultou em uma visita técnica a Tiradentes para alinhamento da parceria.

Após a visita, foi realizado um levantamento junto às participantes para identificar interesse na ação. Ao final do processo, as 20 cafeicultoras foram selecionadas para enviar seus produtos, que hoje representam a qualidade dos cafés capixabas na cafeteria. 

Alcione Patrícia Bertoli, de Iconha, é uma das produtoras contempladas

Alcione Patrícia Bertoli, de Iconha, é uma das produtoras contempladasAlcione Patrícia Bertoli, de Iconha, é uma das produtoras contempladasUma das produtoras contempladas é Alcione Patrícia Diirr Bertoli, da comunidade de Inhaúma, no interior do município de Iconha. Ela é responsável pela marca Café Sítio Doce Grão, voltada à produção de café conilon especial. Para a cafeicultora, a iniciativa representa uma oportunidade importante de visibilidade e valorização do trabalho desenvolvido no campo. 

“Achei a iniciativa maravilhosa, porque ajuda a divulgar o projeto e a nossa marca de café especial em lugares onde a gente não teria oportunidade de chegar. O sentimento é de gratidão e orgulho de ver o nosso trabalho ganhando mais visibilidade, e o papel da mulher no campo sendo valorizado”, destaca.

Segundo a extensionista do Incaper e coordenadora do projeto Mulheres do Café, Patrícia Matta, a iniciativa representa um avanço para a valorização da cafeicultura feminina capixaba. “Isso é resultado do trabalho desenvolvido pelo Mulheres do Café, construído a partir do diálogo, da confiança e do acompanhamento técnico, e que hoje se consolida como uma oportunidade concreta de mercado para mulheres produtoras de diferentes regiões do Espírito Santo”, enfatiza.

A coordenadora também destacou a atuação dos servidores do Incaper Rodrigo Fernandes, Priscila Nascimento e Tássio Souza, que prestaram suporte técnico às produtoras em suas regiões de atendimento e contribuíram para a mobilização das participantes. Segundo ela, o trabalho articulado desses profissionais foi fundamental para a organização do processo, o engajamento das cafeicultoras e a qualidade dos produtos enviados.

O Mulheres do Café é desenvolvido por meio do programa Inovagro, que é conduzido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O projeto busca fortalecer a cadeia produtiva do café e ampliar o reconhecimento do trabalho das mulheres no setor, promovendo qualificação técnica, equidade de oportunidades e o acesso a mercados diferenciados.

Fonte: Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

Veja também

2

Acidente na BR-262 termina com carro em chamas e mulher ferida em Domingos Martins

snapinsta.com.br-69b456fd6777d.jpg

Novos desprendimentos de rochas são registrados em área interditada em Afonso Cláudio

WhatsApp Image 2026-03-13 at 09.42.42

Governo do Estado participa de testes de plataforma federal para modernizar compras da alimentação escolar

WhatsApp Image 2026-03-12 at 17.08.54(1)

ES Solidário: Espírito Santo envia doações de capixabas para vítimas das chuvas em Minas Gerais

autismo FREEPIK

STJ decide que planos de saúde não podem limitar terapias para pessoas com autismo

café -freepik

Assembleia Geral da ONU aprova criação do Dia Internacional do Café

pesquisa,

Ondas de calor no Atlântico provocam mudanças em recifes do litoral do Espírito Santo, aponta estudo da Ufes

WhatsApp Image 2026-03-09 at 15.23.30

Cooperados da Cooabriel somam mais de R$2,2 milhões em premiação por cafés sustentáveis