Café arábica de Nova Alta Paulista recebe Indicação Geográfica

Publicado em 08/10/2025 às 08:30

Compartilhe

Cafe-Caparao-Julio-Huber-1024x683

Reconhecimento do INPI, com apoio do Sebrae, valoriza os pequenos produtores e impulsiona o turismo na região/ Foto: Julio Huber

O Café Arábica da região de Nova Alta Paulista, no oeste de São Paulo, acaba de conquistar a 143ª Indicação Geográfica (IG) do Brasil, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O registro, na categoria Indicação de Procedência (IP), reconhece oficialmente a tradição e a reputação da região na produção de cafés de alta qualidade.

Com o selo, o produto ganha mais visibilidade e valor agregado, destacando as características únicas do terroir paulista — como clima, solo e saberes locais. A conquista é fruto de um trabalho coletivo que envolveu mais de 1.200 produtores de café distribuídos em 30 municípios, com apoio técnico e institucional do Sebrae.

Para a coordenadora de Tecnologias Portadoras de Futuro da Unidade de Inovação do Sebrae, Hulda Giesbrecht, o registro representa muito mais que um título. “É um incentivo para o desenvolvimento local e regional de toda a cadeia produtiva e um elemento estratégico para o turismo”, destaca

O Sebrae participa de todas as etapas do processo de reconhecimento de IGs, oferecendo capacitação, estruturação da governança e apoio técnico aos pequenos produtores. O resultado é um aumento significativo na valorização dos produtos: em alguns casos, o preço pode subir até 300% após o registro.

Em setembro, por exemplo, as rendas de bilro de Aquiraz (CE) receberam a 142ª Indicação Geográfica brasileira, também na categoria Indicação de Procedência, reforçando o avanço do país no reconhecimento de produtos ligados à identidade regional.

O que é uma Indicação Geográfica

As Indicações Geográficas (IGs) são reconhecimentos oficiais que destacam a origem e a reputação de um produto ou serviço vinculado a um território. No Brasil, elas se dividem em duas categorias:

  • Indicação de Procedência (IP): identifica regiões conhecidas pela produção, fabricação ou extração de determinado produto.
  • Denominação de Origem (DO): exige que as características e qualidades do produto estejam diretamente relacionadas ao ambiente geográfico, incluindo fatores naturais e humanos.

Com a nova certificação, o Café Arábica de Nova Alta Paulista se junta a uma lista crescente de produtos que traduzem a diversidade, a qualidade e o valor da produção brasileira — da roça à mesa.

Fonte: Sebrae

Veja também

2290

Governo estabelece programação orçamentária e financeira para 2026

IMG_2928

Governo do Espírito Santo lança Fundo de Descarbonização, com quase R$ 1 bilhão destinados ao financiamento da transição energética

WhatsApp Image 2026-01-26 at 12.20.05

Incaper amplia atendimento no campo e beneficia mais de 44 mil pessoas em 2025

119601

Rede Abraço passa a oferecer atendimento especializado para dependência em apostas on-line e jogos digitais

cats

Em telefonema a Trump, Lula defende Conselho de Paz exclusivo para Gaza, e com Palestina

MaterialEscolar_Freepik

Prodest alerta cuidados para compra digital de material escolar

lavoura -café- freepik

Primeiros meses do ano marcam fase decisiva no ciclo do cafeeiro

Espírito Santo dá início à colheita do gengibre da safra 2025. Foto Henrique Fajoli - Seag

Exportações de gengibre capixaba crescem em volume e alcançam 50 países